O jogo didático é uma ferramenta que motiva a aprendizagem de conhecimentos de maneira motivadora e atrativa, pois é capaz de despertar o interesse dos alunos, contribuindo para promover uma maior interação em sala de aula. Para Soares (2008), o jogo promove interações linguísticas diversas em termos de características e ações lúdicas, ou seja, as atividades lúdicas implicam no prazer, no divertimento, na liberdade e na voluntariedade, contendo um sistema de regras claras e explícitas. Na visão de Kishimoto (1996), um jogo é considerado educativo quando possui 2 funções: a lúdica e a educativa. A primeira está voltada ao caráter da diversão e prazer, que o jogo poderá proporcionar aos alunos. Já a segunda, se refere à forma como o conhecimento, habilidades e saberes deve ser apreendido. Portanto, a presente pesquisa tem como objetivo avaliar um jogo didático para auxiliar na compreensão do estudo das funções orgânicas oxigenadas com alunos do 3° ano do Ensino Médio de uma escola pública do Município de Campina Grande-PB. Nesse sentido, foi aplicado o jogo Atomlig Educação 77, em uma turma contendo 12 alunos. Inicialmente os alunos eram divididos em três equipes de quatro pessoas. Em seguida, os alunos eram convidados a sortear 3 nomenclaturas referentes as funções oxigenadas (éter, ácido carboxílico e cetona). Ao terminar de montar a estrutura, eles deveriam trocar entre si os compostos de modo que as 3 equipes montassem as 3 estruturas sorteadas. Em cada etapa foi atribuído uma pontuação para cada equipe. Na segunda rodada do jogo, foram introduzidas as funções álcool, cetonas e aldeídos. Após a realização das atividades, foi aplicado um questionário contendo 4 questões, com o intuito dos alunos avaliarem a metodologia empregada. E este resultou numa aprovação unanime da parte dos alunos em relação à metodologia aplicada. A partir dos resultados obtidos foi observado que o jogo didático proporcionou aos estudantes, motivação para aprendizagem dos conceitos da Química Orgânica, melhorando o seu rendimento na disciplina. Os sujeitos conseguem perceber a importância dos jogos didáticos nas aulas de Química e avaliam positivamente a estratégia adotada pelo professor-pesquisador. No entanto, observam-se algumas dificuldades referentes à aprendizagem, o que merece ser investigado com maior profundidade, a fim de compreender melhor o problema.