Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MODELAGEM MATEMÁTICA: TRILHANDO CAMINHOS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100920
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8530
    "inscrito_id" => 14590
    "titulo" => "MODELAGEM MATEMÁTICA: TRILHANDO CAMINHOS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "resumo" => "A Modelagem Matemática se apresenta como uma abordagem pedagógica que visa conectar a Matemática ao mundo real dos estudantes, tornando o aprendizado mais relevante e efetivo. Frequentemente, a matemática é vista como uma área complexa, distanciando os alunos do conhecimento que ela pode proporcionar. No entanto, esse trabalho objetiva utilizar situações cotidianas como base para problemas matemáticos, onde os estudantes serão incentivados a explorar conceitos e teorias de forma prática, tornando a aprendizagem mais significativa. Ao enfrentar desafios do mundo real, os alunos percebem a relevância da matemática em suas vidas e a utilidade de suas habilidades no contexto pessoal e profissional. A Modelagem Matemática também promove uma abordagem interdisciplinar, permitindo que os alunos estabeleçam conexões entre a Matemática e outras áreas do conhecimento. Estas conexões proporcionam uma compreensão mais holística do mundo e estimula a aplicação de múltiplas competências na resolução de problemas complexos. Esse estudo foi desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa, fundamentada em estudos e pesquisas relevantes sobre o tema, tendo como principais autores o professor Ubiratan D’Ambrósio e David Ausubel. Os resultados enfatizam a importância de adotar a Modelagem Matemática como estratégia de ensino, destacando os benefícios tanto para os alunos quanto para os professores. Para os educadores, a utilização da Modelagem Matemática em sala de aula representa uma oportunidade de ampliar sua prática pedagógica, tornando as aulas mais dinâmicas e atraentes. Além disso, a observação do progresso e evolução dos alunos é mais tangível, uma vez que o envolvimento em projetos de modelagem reflete diretamente em suas habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico. Em suma, a Modelagem Matemática surge como uma ferramenta para tornar a aprendizagem significativa e aplicável ao mundo real."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65a6dec26add2_16012024165338.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => "2024-01-16 16:53:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÍCERO GABRIEL BENTO FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "Gabriel Bento"
    "autor_email" => "gaberielf696@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100920
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8530
    "inscrito_id" => 14590
    "titulo" => "MODELAGEM MATEMÁTICA: TRILHANDO CAMINHOS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "resumo" => "A Modelagem Matemática se apresenta como uma abordagem pedagógica que visa conectar a Matemática ao mundo real dos estudantes, tornando o aprendizado mais relevante e efetivo. Frequentemente, a matemática é vista como uma área complexa, distanciando os alunos do conhecimento que ela pode proporcionar. No entanto, esse trabalho objetiva utilizar situações cotidianas como base para problemas matemáticos, onde os estudantes serão incentivados a explorar conceitos e teorias de forma prática, tornando a aprendizagem mais significativa. Ao enfrentar desafios do mundo real, os alunos percebem a relevância da matemática em suas vidas e a utilidade de suas habilidades no contexto pessoal e profissional. A Modelagem Matemática também promove uma abordagem interdisciplinar, permitindo que os alunos estabeleçam conexões entre a Matemática e outras áreas do conhecimento. Estas conexões proporcionam uma compreensão mais holística do mundo e estimula a aplicação de múltiplas competências na resolução de problemas complexos. Esse estudo foi desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa, fundamentada em estudos e pesquisas relevantes sobre o tema, tendo como principais autores o professor Ubiratan D’Ambrósio e David Ausubel. Os resultados enfatizam a importância de adotar a Modelagem Matemática como estratégia de ensino, destacando os benefícios tanto para os alunos quanto para os professores. Para os educadores, a utilização da Modelagem Matemática em sala de aula representa uma oportunidade de ampliar sua prática pedagógica, tornando as aulas mais dinâmicas e atraentes. Além disso, a observação do progresso e evolução dos alunos é mais tangível, uma vez que o envolvimento em projetos de modelagem reflete diretamente em suas habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico. Em suma, a Modelagem Matemática surge como uma ferramenta para tornar a aprendizagem significativa e aplicável ao mundo real."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65a6dec26add2_16012024165338.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => "2024-01-16 16:53:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÍCERO GABRIEL BENTO FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "Gabriel Bento"
    "autor_email" => "gaberielf696@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A Modelagem Matemática se apresenta como uma abordagem pedagógica que visa conectar a Matemática ao mundo real dos estudantes, tornando o aprendizado mais relevante e efetivo. Frequentemente, a matemática é vista como uma área complexa, distanciando os alunos do conhecimento que ela pode proporcionar. No entanto, esse trabalho objetiva utilizar situações cotidianas como base para problemas matemáticos, onde os estudantes serão incentivados a explorar conceitos e teorias de forma prática, tornando a aprendizagem mais significativa. Ao enfrentar desafios do mundo real, os alunos percebem a relevância da matemática em suas vidas e a utilidade de suas habilidades no contexto pessoal e profissional. A Modelagem Matemática também promove uma abordagem interdisciplinar, permitindo que os alunos estabeleçam conexões entre a Matemática e outras áreas do conhecimento. Estas conexões proporcionam uma compreensão mais holística do mundo e estimula a aplicação de múltiplas competências na resolução de problemas complexos. Esse estudo foi desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa, fundamentada em estudos e pesquisas relevantes sobre o tema, tendo como principais autores o professor Ubiratan D’Ambrósio e David Ausubel. Os resultados enfatizam a importância de adotar a Modelagem Matemática como estratégia de ensino, destacando os benefícios tanto para os alunos quanto para os professores. Para os educadores, a utilização da Modelagem Matemática em sala de aula representa uma oportunidade de ampliar sua prática pedagógica, tornando as aulas mais dinâmicas e atraentes. Além disso, a observação do progresso e evolução dos alunos é mais tangível, uma vez que o envolvimento em projetos de modelagem reflete diretamente em suas habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico. Em suma, a Modelagem Matemática surge como uma ferramenta para tornar a aprendizagem significativa e aplicável ao mundo real.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.