Gamificação consiste em uma estratégia inovadora que busca utilizar elementos de jogos, para que os alunos absorvam melhor os conteúdos abordados, aliando-se assim ao ensino pedagógico. O método é considerado uma metodologia ativa, em que os estudantes ganham autonomia e constroem o aprendizado de forma coletiva, sendo uma excelente opção que os educadores podem levar a sala de aula, para estimular o contato e troca de experiências entre os estudantes. Este estudo objetivou pesquisar sobre o uso da gamificação no ensino-aprendizagem em salas de aula na escola Municipal Aldenira Nunes localizada na comunidade L3, zona rural do município de Floriano-PI. Para realização dessa pesquisa quatro professores da escola responderam um questionário em abril de 2023. Três dos professores entrevistados (75%) afirmaram que já ouviram falar de gamificação. Um professor informou nunca ter ouvido falar desse método de ensino. Metade dos professores acreditam que o uso desta ferramenta pode ser uma estratégia eficaz para o ensino-aprendizagem, identificando que a mesma pode ser uma tendência para o futuro do ensino, enquanto que a outra metade não soube opinar sobre como fazer a aplicação desta estratégia para a melhoria do processo do ensino-aprendizagem. Apenas um professor já realizou alguma aula gamificada, mas três dos professores relataram que o uso da gamificação em sala de aula pode ajudar a aumentar o interesse dos alunos em relação aos conteúdos transmitidos. Um professor acredita ser pouco provável que esta estratégia aumente o interesse dos alunos. Mediante os resultados, foi possível constatar que a maioria dos professores investigados possui conhecimento do método de gamificação, que acredita que ele permite o aumento do desempenho dos alunos, mas apenas a minoria já realizou alguma aula com a estratégia.