Este escrito tem como objetivo socializar experiências da oficina “Um olhar reflexivo sobre a cultura africana e afro-brasileira a partir da aproximação da criança com a cultura preta”, trabalhada em sala de aula em uma turma do 2° ano do Ensino Fundamental, diante das atividades de extensão da disciplina de Educação e Relações Étnico-Raciais, do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará. Abordamos temáticas relacionada à cultura africana e afro-brasileira com o objetivo de demostrar a importância de discutir e aproximar as crianças com as relações étnico-raciais. No processo de desenvolvimento da oficina foram observadas dificuldades em trabalhar as temáticas relacionadas ao povo preto na sala comum, causando inquietações e evidenciando que essas questões não são prioridades no espaço escolar. Observa-se que um dos indicadores que dificultam este ensino é a falta de formação continuada para os professores, não possibilitando aprofundamento nos conhecimentos essenciais para que a temática seja mediada de maneira assertiva. Existe a carência de narrativas históricas na perspectiva preta, desfocada do eurocentrismo que está enraizado no ensino em que mostra a história em uma visão universal, o que potencializa a dificuldade das crianças em se reconhecerem pretas, evidenciado, em suas falas, incertezas acerca de seu pertencimento racial. Os resultados mostraram que falar sobre a cultura ancestral do povo preto é uma temática necessária a ser trabalhada na escola, não apenas em datas comemorativas, mas em todo o ano letivo.