O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) tem por finalidade contribuir com a formação dos estudantes das licenciaturas incentivando a sua inserção na educação básica da rede pública, ainda durante a graduação. Uma das grandes contribuições do Programa se revela na enriquecedora relação estabelecida entre a educação básica e o ensino superior possibilitando aos graduandos um incentivo para inserção no magistério, atrelado ao desenvolvimento e participação em experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador. As experiências propostas pelo Pibid englobam a realização de atividades lúdicas, como gincanas para fixação de conteúdos, jogos didáticos e tecnológicos, aulas laboratoriais, dentre outras práticas. Entendemos que estas atividades podem ser importantes estímulos para a formação do protagonismo dos alunos que desenvolvem autonomia no processo de aprendizagem. Neste contexto, o objetivo dessa pesquisa é analisar a percepção de estudantes do ensino médio sobre a inserção de metodologias ativas no ensino de Biologia proposta por bolsistas do Pibid do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Acopiara. A pesquisa é do tipo qualitativa/quantitativa, foi realizada através da aplicação de um questionário pela plataforma Google Forms, direcionado a alunos das três séries de ensino médio em uma Escola Estadual situada no Município de Acopiara – CE. As análises dos dados demonstram que 39% dos integrantes da pesquisa se sentem desmotivados a aprender Biologia quando as aulas são estritamente expositivas. No entanto, a maioria dos participantes (91%) concordou que quando são utilizadas metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem, conseguem assimilar melhor os conteúdos. A partir dos resultados analisados, é possível inferir que as ações desenvolvidas pelos Bolsistas vêm contribuindo para utilização de métodos de ensino com abordagens dinâmicas e interativas proporcionando maior engajamento e despertando o interesse dos discentes nas aulas de Biologia.