COSTA, Arlem Luiz Da. Resgate histórico cultural e a aprendizagem significativa. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/100910>. Acesso em: 21/11/2024 21:05
O Projeto “Resgate Histórico e Identidade Cultural”, em construção na E.E. Francisco Menezes Filho, situada na capital da Minas Gerais, escola pública que tem uma gestão compartilhada com a Ceteb - Associação de Educação Tecnológica do Estado da Bahia, Organização da Sociedade Civil, empresa privada sem fins lucrativos da cidade de Feira de Santana, tem como objetivo restaurar sentidos na busca do sujeito ativo, afirmativo, onde o indivíduo (estudantes, professores, funcionários e toda a comunidade escolar) é levado a “continuar sonhando” considerando o tempo de ontem, hoje e amanhã. Com a duração de três meses divididos entre as fases: sensibilização, construção de ideias, resgate de vida, visitas técnicas, construção de trabalhos, rodas de conversas, reunião de pais, apresentações, exposições. A proposta inovadora do Projeto Somar consolida-se impactando positivamente a vida dos estudantes e colaboradores envolvidos, levando-os a reconhecer seu lugar, sua história e sua identidade. A sensibilização do estudante e de toda comunidade escolar em seu projeto de vida é fulcral neste trabalho. O ponto culminante deste Projeto será a apresentação interativa dos trabalhos realizados, gerado na construção de novos significados e aspirações para todos os participantes envolvidos. Destaca-se que a E.E. Francisco Menezes Filho ocupará uma posição singular, sendo a única escola pública em Minas Gerais e possivelmente em todo o Brasil a receber a inauguração de um Memorial permanente que documenta os resultados deste projeto e expressam o exercício de pesquisa, estudos aprofundados e produções feitas pelos estudantes. Esse Memorial contará a história do bairro, além de retratar o papel fundamental da EDUCAÇÃO na cidade de Belo Horizonte e no estado de Minas Gerais. A proposta ainda, representa a potencialidade, no sentido da aprendizagem significativa, a metodologia de trabalhar por projetos, consolidando eixos temáticos e a interdisciplinaridade entre os componentes e áreas de conhecimento.