A formação de professores(as) é uma temática emergente no cenário educacional e muitas pesquisas estão sendo desenvolvidas mostrando a atual preocupação com esse campo. A tarefa do professor é extremamente complexa e desafiadora que vai se construindo ao longo do processo da prática pedagógica. Assim, o objetivo do trabalho aqui apresentado é refletir acerca deste processo e partilhar as ações desenvolvidas pelo Programa de Atendimento Especializado Municipal (PRAEM) do município de Santa Maria/RS. Este é um programa único e referência nos atendimentos educacionais e de saúde do município. Entende-se que a formação continuada é essencial para a construção permanente do ser professor(a). E, considerando as dificuldades de aprendizagem presentes no cotidiano escolar, em especial, após um período pandêmico em que crianças/estudantes estiveram afastados da escola, é compreensível que os professores se sintam despreparados para atuar com essa realidade. Assim, o serviço de formação continuada tem como intuito auxiliar os professores, gestores e demais sujeitos do contexto escolar a lidar com os desafios encontrados. Neste trabalho, estão envolvidos todos os profissionais do PRAEM, pois as formações podem ser realizadas com diferentes grupos como os professores, gestores, funcionários, e/ou famílias dependendo das demandas identificadas. Assim, as escolas solicitam um tema que lhes seja de interesse e os profissionais do PRAEM, com conhecimento e proximidade ao tema, se dirigem até a escola para realizar palestras, práticas restaurativas, grupos de conversa, enfim, a técnica necessária para o êxito da formação. No primeiro semestre, foram realizadas sete incursões em diferentes escolas do município. Como resultado dessas ações, observa-se a disponibilidade dos professores em aproximar o tema discutido com a sua realidade escolar, refletindo sobre cada um de seus estudantes e vendo possíveis adaptações em suas práticas.