A atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017 apresenta um arranjo curricular das disciplinas para os alunos na última etapa da Educação Básica em cujo cerne orgânico e normativo aparecem como novidade no Novo Ensino Médio (NEM) os itinerários formativos, que preveem a escolha pelo discente das disciplinas que almeja cursar conforme seu projeto de vida. O escopo deste trabalho é discutir a oferta do componente curricular Filosofia nas escolas da rede estadual do Espírito Santo tendo por objeto a legislação do NEM em implantação nas escolas públicas no ano letivo de 2022. O objetivo consiste em investigar se o ensino de Filosofia oferece contribuições no processo de construção projeto de vida dos alunos do Ensino Médio. Para investigar tal problema, buscou-se uma pesquisa documental em associação com a pesquisa na abordagem qualitativa e nos procedimentos da pesquisa do tipo Estudo de Caso, com 04 professores de Filosofia. Para produção de dados recorreu-se ao uso de entrevistas semiestruturadas, analisados por meio da análise do conteúdo. Os resultados mostram que os professores entendem que a Filosofia pode contribuir com o Projeto de Vida do estudante, mas a oferta atual não potencializa o trabalho planejado pelo professorado. Todavia, o profissional busca formas de alcançar uma ação construtiva do currículo de Filosofia. Conclui-se que o ensino de Filosofia pode contribuir para a construção de projetos de vida pelos estudantes.