SILVA, Leyliane Gomes Da et al.. Pingado, uma xícara de experiências literárias na escola. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/96257>. Acesso em: 08/11/2024 02:00
Esta comunicação pretende, em um primeiro momento, compartilhar com os pares da Educação o “Pingado, café literário”, projeto pedagógico construído a partir do diálogo entre estudantes, biblioteca escolar e professores. O Pingado nasceu do anseio de promover um encontro frequente entre literatura e leitores antes do horário das aulas regulares, acreditando no quanto esse momento pode afetar não só a rotina dos estudantes, mas também sua formação cultural enquanto sujeito e cidadão crítico. Idealizado pelo bibliotecário e pela professora de Língua Portuguesa da escola e, posteriormente, elaborado e executado também pelos estudantes, o Pingado consiste em uma manhã com literatura e café, leituras e expressões, a partir de textos literários, autorais ou não. Inspirados por um aforismo de Aka Poeta, segundo o qual é na Arte que as pessoas procuram se encontrar, nessa experiência literária, os estudantes sentem-se estimulados a escrever textos autorais, bem como investidos em retirar livros na biblioteca para apresentar no Pingado, o que se pode perceber em relatos dos próprios alunos coletados em pesquisa para o projeto. Tomado como acontecimento literário, o Pingado está gerando desdobramentos em outros suportes, como um episódio de podcast e a publicação de um livro digital e impresso somente com os textos autorais apresentados nas manhãs do café. Nesse sentido, é notória a concretização dos objetivos norteadores dessa prática como fomentar o desejo dos estudantes e da comunidade escolar pela leitura e escuta de textos literários; incentivar a interação entre leitores e obras; construir um espaço para compartilhamento de textos, exclusivamente, literários e estimular a ampliação de repertório. Dessa forma, o Pingado, café literário visa construir e desenvolver formas de apropriação da literatura como linguagem.