Mediante a realidade vivenciada em sala de aula com o ensino de Geografia que ainda se encontra de forma mnemônica procurou-se por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência PIBID/CAPES/UEPB desenvolver projetos que pudessem atender as limitações dos alunos trabalhando a cartografia de forma prazerosa e construtiva, realizando uma alfabetização cartográfica através de intervenções durante aulas de Geografia facilitando assim a compreensão de escalas. O projeto foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, no bairro Alto Branco na cidade de Campina Grande- PB. Cujo projeto foi denominado de: Construção/Desconstrução: Reelaborando Noções Cartográficas No Ensino De Geografia No Nível Médio , especificamente nas turmas de 1º ano B, tendo como objetivo criar contextos no ensino de Geografia para a percepção cartográfica no cotidiano dos alunos utilizando a Cartografia enquanto linguagem no ensino de Geografia no nível Médio. A pesquisa é do tipo exploratória de campo, com abordagem qualitativa, onde através da prática de intervenção procurou-se caracterizar como se encontra o ensino de geografia e trabalhar de forma prática construindo com os alunos os seus próprios conceitos,por meio de aulas expositivas com auxilio de ferramentas como Google mapas, mostrando os diferentes posicionamentos geográficos, representação do espaço por meio do croqui analisando o espaço externo da escola, com a medição onde obteve a participação do professor da Universidade Estadual da Paraíba e por fim a construção da maquete da escola. Considera-se que o trabalho com a Cartografia é essencial para desenvolver noções de espaço e que pode ser trabalhado de forma prazerosa entre alunos e professores.