ENSINO DE QUÍMICA: VIVÊNCIA DOCENTE E ESTUDO DA RECICLAGEM COMO TEMA TRANSVERSAL
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9758 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 343 "inscrito_id" => 1187 "titulo" => "ENSINO DE QUÍMICA: VIVÊNCIA DOCENTE E ESTUDO DA RECICLAGEM COMO TEMA TRANSVERSAL" "resumo" => "Atualmente as questões ambientais estão sendo discutidas em virtude da necessidade de mudanças em relação à degradação do ambiente. A educação, nesse sentido, deve ser ressaltada como elemento para a transformação das sociedades, viabilizando o desenvolvimento de uma nova ética distinta, daquela norteadora de uma sociedade de consumo. A Educação Ambiental deve ser trabalhada de forma integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades de ensino, como previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais os quais servem como subsídios para a prática pedagógica. Este estudo tem por objetivo fazer um relato da prática de ensino de química, através do estudo da reciclagem. Este estudo foi realizado em ambiente escolar, com a aplicação de uma pesquisa de opinião (questionário), aula expositiva, aula prática, visita a local de disposição de lixo e oficina. Observou-se através do questionário que os alunos possuem diversos conhecimentos relacionados à reciclagem, no entanto através da exposição de aulas relacionadas ao tema foi possível melhorar o nível de conhecimento dos alunos e integrar teoria a prática, através da realização da oficina e confecção de objetos de usos diversos a partir de materiais recicláveis. Concluiu-se que, a prática pedagógica é uma ferramenta essencial ao processo de ensino-aprendizagem, portanto, uma boa prática pedagógica amplia o universo de conhecimento dos alunos, especialmente no ensino de química." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, RECICLAGEM, DOCENCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_24_10_2014_10_42_54_idinscrito_1187_2431d797d9c5ded6b73364e27ba67def.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARIA GONÇALVES DUARTE MENDONÇA" "autor_nome_curto" => "ANA MARIA DUARTE" "autor_email" => "ana.duartemendonca@gmail." "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9758 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 343 "inscrito_id" => 1187 "titulo" => "ENSINO DE QUÍMICA: VIVÊNCIA DOCENTE E ESTUDO DA RECICLAGEM COMO TEMA TRANSVERSAL" "resumo" => "Atualmente as questões ambientais estão sendo discutidas em virtude da necessidade de mudanças em relação à degradação do ambiente. A educação, nesse sentido, deve ser ressaltada como elemento para a transformação das sociedades, viabilizando o desenvolvimento de uma nova ética distinta, daquela norteadora de uma sociedade de consumo. A Educação Ambiental deve ser trabalhada de forma integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades de ensino, como previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais os quais servem como subsídios para a prática pedagógica. Este estudo tem por objetivo fazer um relato da prática de ensino de química, através do estudo da reciclagem. Este estudo foi realizado em ambiente escolar, com a aplicação de uma pesquisa de opinião (questionário), aula expositiva, aula prática, visita a local de disposição de lixo e oficina. Observou-se através do questionário que os alunos possuem diversos conhecimentos relacionados à reciclagem, no entanto através da exposição de aulas relacionadas ao tema foi possível melhorar o nível de conhecimento dos alunos e integrar teoria a prática, através da realização da oficina e confecção de objetos de usos diversos a partir de materiais recicláveis. Concluiu-se que, a prática pedagógica é uma ferramenta essencial ao processo de ensino-aprendizagem, portanto, uma boa prática pedagógica amplia o universo de conhecimento dos alunos, especialmente no ensino de química." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, RECICLAGEM, DOCENCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_24_10_2014_10_42_54_idinscrito_1187_2431d797d9c5ded6b73364e27ba67def.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARIA GONÇALVES DUARTE MENDONÇA" "autor_nome_curto" => "ANA MARIA DUARTE" "autor_email" => "ana.duartemendonca@gmail." "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }