Atualmente as questões ambientais estão sendo discutidas em virtude da necessidade de mudanças em relação à degradação do ambiente. A educação, nesse sentido, deve ser ressaltada como elemento para a transformação das sociedades, viabilizando o desenvolvimento de uma nova ética distinta, daquela norteadora de uma sociedade de consumo. A Educação Ambiental deve ser trabalhada de forma integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades de ensino, como previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais os quais servem como subsídios para a prática pedagógica. Este estudo tem por objetivo fazer um relato da prática de ensino de química, através do estudo da reciclagem. Este estudo foi realizado em ambiente escolar, com a aplicação de uma pesquisa de opinião (questionário), aula expositiva, aula prática, visita a local de disposição de lixo e oficina. Observou-se através do questionário que os alunos possuem diversos conhecimentos relacionados à reciclagem, no entanto através da exposição de aulas relacionadas ao tema foi possível melhorar o nível de conhecimento dos alunos e integrar teoria a prática, através da realização da oficina e confecção de objetos de usos diversos a partir de materiais recicláveis. Concluiu-se que, a prática pedagógica é uma ferramenta essencial ao processo de ensino-aprendizagem, portanto, uma boa prática pedagógica amplia o universo de conhecimento dos alunos, especialmente no ensino de química.