Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

ENSINO DE QUÍMICA: VIVÊNCIA DOCENTE E ESTUDO DA RECICLAGEM COMO TEMA TRANSVERSAL

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, RECICLAGEM, DOCENCIA Pôster (PO) Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9758
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 343
    "inscrito_id" => 1187
    "titulo" => "ENSINO DE QUÍMICA: VIVÊNCIA DOCENTE E ESTUDO DA RECICLAGEM COMO TEMA TRANSVERSAL"
    "resumo" => "Atualmente as questões ambientais estão sendo discutidas em virtude da necessidade de mudanças em relação à degradação do ambiente. A educação, nesse sentido, deve ser ressaltada como elemento para a transformação das sociedades, viabilizando o desenvolvimento de uma nova ética distinta, daquela norteadora de uma sociedade de consumo. A Educação Ambiental deve ser trabalhada de forma integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades de ensino, como previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais os quais servem como subsídios para a prática pedagógica. Este estudo tem por objetivo fazer um relato da prática de ensino de química, através do estudo da reciclagem. Este estudo foi realizado em ambiente escolar, com a aplicação de uma pesquisa de opinião (questionário), aula expositiva, aula prática, visita a local de disposição de lixo e oficina. Observou-se através do questionário que os alunos possuem diversos conhecimentos relacionados à reciclagem, no entanto através da exposição de aulas relacionadas ao tema foi possível melhorar o nível de conhecimento dos alunos e integrar teoria a prática, através da realização da oficina e confecção de objetos de usos diversos a partir de materiais recicláveis. Concluiu-se que, a prática pedagógica é uma ferramenta essencial ao processo de ensino-aprendizagem, portanto, uma boa prática pedagógica amplia o universo de conhecimento dos alunos, especialmente no ensino de química."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, RECICLAGEM, DOCENCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_24_10_2014_10_42_54_idinscrito_1187_2431d797d9c5ded6b73364e27ba67def.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA MARIA GONÇALVES DUARTE MENDONÇA"
    "autor_nome_curto" => "ANA MARIA DUARTE"
    "autor_email" => "ana.duartemendonca@gmail."
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9758
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 343
    "inscrito_id" => 1187
    "titulo" => "ENSINO DE QUÍMICA: VIVÊNCIA DOCENTE E ESTUDO DA RECICLAGEM COMO TEMA TRANSVERSAL"
    "resumo" => "Atualmente as questões ambientais estão sendo discutidas em virtude da necessidade de mudanças em relação à degradação do ambiente. A educação, nesse sentido, deve ser ressaltada como elemento para a transformação das sociedades, viabilizando o desenvolvimento de uma nova ética distinta, daquela norteadora de uma sociedade de consumo. A Educação Ambiental deve ser trabalhada de forma integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades de ensino, como previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais os quais servem como subsídios para a prática pedagógica. Este estudo tem por objetivo fazer um relato da prática de ensino de química, através do estudo da reciclagem. Este estudo foi realizado em ambiente escolar, com a aplicação de uma pesquisa de opinião (questionário), aula expositiva, aula prática, visita a local de disposição de lixo e oficina. Observou-se através do questionário que os alunos possuem diversos conhecimentos relacionados à reciclagem, no entanto através da exposição de aulas relacionadas ao tema foi possível melhorar o nível de conhecimento dos alunos e integrar teoria a prática, através da realização da oficina e confecção de objetos de usos diversos a partir de materiais recicláveis. Concluiu-se que, a prática pedagógica é uma ferramenta essencial ao processo de ensino-aprendizagem, portanto, uma boa prática pedagógica amplia o universo de conhecimento dos alunos, especialmente no ensino de química."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, RECICLAGEM, DOCENCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_24_10_2014_10_42_54_idinscrito_1187_2431d797d9c5ded6b73364e27ba67def.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA MARIA GONÇALVES DUARTE MENDONÇA"
    "autor_nome_curto" => "ANA MARIA DUARTE"
    "autor_email" => "ana.duartemendonca@gmail."
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Atualmente as questões ambientais estão sendo discutidas em virtude da necessidade de mudanças em relação à degradação do ambiente. A educação, nesse sentido, deve ser ressaltada como elemento para a transformação das sociedades, viabilizando o desenvolvimento de uma nova ética distinta, daquela norteadora de uma sociedade de consumo. A Educação Ambiental deve ser trabalhada de forma integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades de ensino, como previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais os quais servem como subsídios para a prática pedagógica. Este estudo tem por objetivo fazer um relato da prática de ensino de química, através do estudo da reciclagem. Este estudo foi realizado em ambiente escolar, com a aplicação de uma pesquisa de opinião (questionário), aula expositiva, aula prática, visita a local de disposição de lixo e oficina. Observou-se através do questionário que os alunos possuem diversos conhecimentos relacionados à reciclagem, no entanto através da exposição de aulas relacionadas ao tema foi possível melhorar o nível de conhecimento dos alunos e integrar teoria a prática, através da realização da oficina e confecção de objetos de usos diversos a partir de materiais recicláveis. Concluiu-se que, a prática pedagógica é uma ferramenta essencial ao processo de ensino-aprendizagem, portanto, uma boa prática pedagógica amplia o universo de conhecimento dos alunos, especialmente no ensino de química.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.