A estatística tem sido cada vez mais empregada no dia a dia, sendo apresentada das mais diversas formas, seja como meio de divulgação de dados de saúde e política, até algoritmos que preveem as preferências dos clientes de uma empresa. Na educação superior, visa desenvolver nos acadêmicos a capacidade crítica e a autonomia para ler, interpretar e analisar dados estatísticos tornando-se fundamental atualmente na formação. Neste trabalho trazemos o recorte de uma pesquisa de iniciação científica que objetivou avaliar o uso do software Geogebra para o conteúdo do Teste do Qui-quadrado no processo de ensino e de aprendizagem de acadêmicos do ensino superior por meio de sequências didáticas. A pesquisa foi aplicada por meio de um minicurso ofertado aos estudantes do Campus Vale do Rio Madeira do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia. A sequência didática foi elaborada considerando a Teoria das Situações Didáticas de Brousseau, para validar a aplicação do software e para avaliar o processo de ensino e de aprendizagem, utilizou-se a Engenharia Didática proposta por Michele Artigué. Os alunos foram desafiados a realizar uma investigação nas suas turmas de residência pedagógica para testar a hipótese de associação entre duas variáveis quaisquer. Todos os estudantes conseguiram realizar o teste de hipóteses pelo software. A etapa de institucionalização foi fundamental para explicar as interpretações corretas dos p-valores e sobre a necessidade de maior número de amostras. Além disso, os alunos teceram novas hipóteses e discussões sobre os resultados. O uso do Geogebra possibilitou a mobilização dos conhecimentos sobre teste de hipóteses, aceitação e rejeição de H0, e também sobre tamanho de amostras.