A Biologia é uma área do conhecimento que apresenta grandes dificuldades no aprendizado. Portanto, desenvolver ludicamente temas relacionados a essa área de ensino amplia as possibilidades de uma aprendizagem prazerosa e significativa. O presente trabalho objetiva relatar as experiências dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Biologia, com a aplicação de metodologias ativas. Essa intervenção foi realizada em uma turma de 1° ano do Ensino Médio, integrado ao Curso Técnico de Manutenção Automotiva de uma Escola Estadual de Educação Profissional, localizada no interior do estado do Ceará, na cidade de Sobral. A ação consistiu em duas etapas: na primeira, foi aplicada à turma uma metodologia lúdica denominada “Bioquiz”. A atividade abordou conteúdos fundamentais da Disciplina de Biologia e se desenvolveu como um jogo de perguntas e respostas na forma de um tabuleiro, estimulando a competição entre os participantes. Já na segunda etapa, foi aplicado um questionário semiestruturado usando como ferramenta o Google Forms, formulado com cinco perguntas referentes a aplicação do jogo, visando avaliar a satisfação dos participantes referente a metodologia aplicada. Acompanhado a aplicação do jogo e analisando as respostas obtidas, foi possível perceber que houve uma ótima adesão dos envolvidos. Dessa forma, é possível concluir que, a metodologia aplicada contribuiu para o processo de ensino/aprendizagem, tornando a aquisição de conhecimento um momento lúdico e prazeroso.