Neste texto apresentamos um recorte de nossa pesquisa de mestrado que vem sendo realizada no Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PPGEd/UFCG), cujo objeto se situa no campo das Instituições Escolares (NOSELLA e BUFFA, 2013) e na área da educação de surdos (SLIAR, 2016; SLOMSKI, 2010) Buscamos investigar os primeiros movimentos que antecederam a implantação da Escola de Surdos do município de Gado Bravo/PB e sua importância para a educação das pessoas surdas no contexto local. Nos referenciamos na abordagem qualitativa (GIL, 2021), na pesquisa documental (CELLARD, 2012) e adotamos o procedimento metodológico da análise interpretativa (SEVERINO, 1990). Como fonte documental trabalhamos com projetos de extensão universitária voltados à Assessoria Pedagógica para a implantação da escola Municipal de Surdos de Gado Bravo-PB (PROBEX-UFPB, 2001; 2002). Ao analisarmos os dados identificamos ações da assessoria pedagógica de professoras da UFCG que contribuíram para a criação da EMSGB, dentre elas: a formação continuada aos professores da rede para atuarem na educação de surdos, a contratação de diretora, professores e instrutora surda para ensino da Libras, e encontros de planejamento quinzenais com a equipe da escola. Ressaltamos, assim a relevância da criação da escola no município para as pessoas surdas, enquanto espaço de acesso à educação bilíngue, a um melhor nível de escolaridade, portanto, à inclusão educacional.