Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO NO CAPPE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação Emocional
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98659
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5288
    "inscrito_id" => 18561
    "titulo" => "ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO NO CAPPE"
    "resumo" => "A realidade universitária é cercada de desafios, aprendizagem, dedicação e realizações, onde por vezes pode se tornar ainda mais desafiador devido às demandas, dificuldades e questões relacionadas à aprendizagem. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar as contribuições do acompanhamento psicopedagógico com estudantes universitários no Centro de Apoio Psicopedagógico ao Estudante (CAPpE) da Universidade Federal da Paraíba. A metodologia empregada consistiu na aplicação de formulários através do Google Forms respondidos antes e depois do acompanhamento psicopedagógico, visando analisar possíveis mudanças e benefícios percebidos pelos participantes. A amostra foi composta por cinco estudantes universitários que buscaram o serviço de acompanhamento psicopedagógico oferecido pelo CAPpE. Os participantes preencheram o formulário com perguntas relacionadas ao bem-estar acadêmico: desempenho, motivação, organização, estratégias de estudo e habilidades cognitivas. Posteriormente, os estudantes participaram dos atendimentos com sessões individuais, onde foram utilizadas estratégias como orientações de técnicas de estudos, organização de horários e rotina, estimulação cognitiva e intervenções voltadas às demandas individuais. Após o período de acompanhamento, os participantes responderam o segundo formulário, abordando as mesmas questões do inicial, bem como sobre sua experiência com o serviço ofertado. A análise dos resultados revelou impactos positivos nas habilidades de aprendizagem dos estudantes que estavam em acompanhamento psicopedagógico. Verificou-se uma melhoria significativa no desempenho acadêmico, motivação e engajamento nos estudos, além de desenvolvimento de estratégias e metodologias que favorecem uma aprendizagem significativa. Conclui-se que a atuação da psicopedagogia em Instituições de Ensino Superior (IES) é de fundamental importância para o enfrentamento de desafios acadêmicos e para a promoção da saúde mental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID18561_TB5288_04102023201034.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BEATRIZ MEIRELES WAKED DE HOLANDA"
    "autor_nome_curto" => "BEATRIZ"
    "autor_email" => "biawakedm@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98659
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5288
    "inscrito_id" => 18561
    "titulo" => "ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO NO CAPPE"
    "resumo" => "A realidade universitária é cercada de desafios, aprendizagem, dedicação e realizações, onde por vezes pode se tornar ainda mais desafiador devido às demandas, dificuldades e questões relacionadas à aprendizagem. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar as contribuições do acompanhamento psicopedagógico com estudantes universitários no Centro de Apoio Psicopedagógico ao Estudante (CAPpE) da Universidade Federal da Paraíba. A metodologia empregada consistiu na aplicação de formulários através do Google Forms respondidos antes e depois do acompanhamento psicopedagógico, visando analisar possíveis mudanças e benefícios percebidos pelos participantes. A amostra foi composta por cinco estudantes universitários que buscaram o serviço de acompanhamento psicopedagógico oferecido pelo CAPpE. Os participantes preencheram o formulário com perguntas relacionadas ao bem-estar acadêmico: desempenho, motivação, organização, estratégias de estudo e habilidades cognitivas. Posteriormente, os estudantes participaram dos atendimentos com sessões individuais, onde foram utilizadas estratégias como orientações de técnicas de estudos, organização de horários e rotina, estimulação cognitiva e intervenções voltadas às demandas individuais. Após o período de acompanhamento, os participantes responderam o segundo formulário, abordando as mesmas questões do inicial, bem como sobre sua experiência com o serviço ofertado. A análise dos resultados revelou impactos positivos nas habilidades de aprendizagem dos estudantes que estavam em acompanhamento psicopedagógico. Verificou-se uma melhoria significativa no desempenho acadêmico, motivação e engajamento nos estudos, além de desenvolvimento de estratégias e metodologias que favorecem uma aprendizagem significativa. Conclui-se que a atuação da psicopedagogia em Instituições de Ensino Superior (IES) é de fundamental importância para o enfrentamento de desafios acadêmicos e para a promoção da saúde mental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID18561_TB5288_04102023201034.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BEATRIZ MEIRELES WAKED DE HOLANDA"
    "autor_nome_curto" => "BEATRIZ"
    "autor_email" => "biawakedm@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A realidade universitária é cercada de desafios, aprendizagem, dedicação e realizações, onde por vezes pode se tornar ainda mais desafiador devido às demandas, dificuldades e questões relacionadas à aprendizagem. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar as contribuições do acompanhamento psicopedagógico com estudantes universitários no Centro de Apoio Psicopedagógico ao Estudante (CAPpE) da Universidade Federal da Paraíba. A metodologia empregada consistiu na aplicação de formulários através do Google Forms respondidos antes e depois do acompanhamento psicopedagógico, visando analisar possíveis mudanças e benefícios percebidos pelos participantes. A amostra foi composta por cinco estudantes universitários que buscaram o serviço de acompanhamento psicopedagógico oferecido pelo CAPpE. Os participantes preencheram o formulário com perguntas relacionadas ao bem-estar acadêmico: desempenho, motivação, organização, estratégias de estudo e habilidades cognitivas. Posteriormente, os estudantes participaram dos atendimentos com sessões individuais, onde foram utilizadas estratégias como orientações de técnicas de estudos, organização de horários e rotina, estimulação cognitiva e intervenções voltadas às demandas individuais. Após o período de acompanhamento, os participantes responderam o segundo formulário, abordando as mesmas questões do inicial, bem como sobre sua experiência com o serviço ofertado. A análise dos resultados revelou impactos positivos nas habilidades de aprendizagem dos estudantes que estavam em acompanhamento psicopedagógico. Verificou-se uma melhoria significativa no desempenho acadêmico, motivação e engajamento nos estudos, além de desenvolvimento de estratégias e metodologias que favorecem uma aprendizagem significativa. Conclui-se que a atuação da psicopedagogia em Instituições de Ensino Superior (IES) é de fundamental importância para o enfrentamento de desafios acadêmicos e para a promoção da saúde mental.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.