A realidade universitária é cercada de desafios, aprendizagem, dedicação e realizações, onde por vezes pode se tornar ainda mais desafiador devido às demandas, dificuldades e questões relacionadas à aprendizagem. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar as contribuições do acompanhamento psicopedagógico com estudantes universitários no Centro de Apoio Psicopedagógico ao Estudante (CAPpE) da Universidade Federal da Paraíba. A metodologia empregada consistiu na aplicação de formulários através do Google Forms respondidos antes e depois do acompanhamento psicopedagógico, visando analisar possíveis mudanças e benefícios percebidos pelos participantes. A amostra foi composta por cinco estudantes universitários que buscaram o serviço de acompanhamento psicopedagógico oferecido pelo CAPpE. Os participantes preencheram o formulário com perguntas relacionadas ao bem-estar acadêmico: desempenho, motivação, organização, estratégias de estudo e habilidades cognitivas. Posteriormente, os estudantes participaram dos atendimentos com sessões individuais, onde foram utilizadas estratégias como orientações de técnicas de estudos, organização de horários e rotina, estimulação cognitiva e intervenções voltadas às demandas individuais. Após o período de acompanhamento, os participantes responderam o segundo formulário, abordando as mesmas questões do inicial, bem como sobre sua experiência com o serviço ofertado. A análise dos resultados revelou impactos positivos nas habilidades de aprendizagem dos estudantes que estavam em acompanhamento psicopedagógico. Verificou-se uma melhoria significativa no desempenho acadêmico, motivação e engajamento nos estudos, além de desenvolvimento de estratégias e metodologias que favorecem uma aprendizagem significativa. Conclui-se que a atuação da psicopedagogia em Instituições de Ensino Superior (IES) é de fundamental importância para o enfrentamento de desafios acadêmicos e para a promoção da saúde mental.