Atualmente, o ENEM é um dos principais meios de inserção de alunos oriundos da rede pública na graduação, sendo um processo bastante desafiador, principalmente na elaboração da redação dissertativo-argumentativa, que avalia os participantes em diversas competências, como a gramática, a argumentação, amenização e/ou solução da questão-problema. Contudo, sabemos que são diversos os desafios educacionais nas escolas brasileiras, e muitos discentes se sentem inseguros para realizar esse exame tão importante para sua formação, desistindo, muitas das vezes, de seus sonhos profissionais. Um curso preparatório para o ENEM, para muitas realidades, é impossível, visto que as condições financeiras não são suficientes para arcar. Diante do exposto, o presente trabalho, através do projeto intitulado “Cine-CAVN: recepção crítica da indústria cultural na formação da leitura, da escrita e no letramento midiático”, promove orientações para que os alunos elaborarem e aprimorarem a escrita e, por conseguinte, a formação crítica, a partir da análise de obras cinematográficas. O cinema surge como uma importante ferramenta no processo de aprendizagem, seja esta para jovens, seja para adultos, possibilitando discussões sobre diferentes áreas e apresentando as diferentes culturas, proporcionando aos participantes uma bagagem teórica/crítica para auxiliar na sua argumentação. Através dessa práxis, podem-se desenvolver, junto com os participantes, a leitura, além da escrita e da fluência da oralidade, através de rodas de conversa. A resposta dessa junção de ações resultou em redações bem elaboradas. É importante salientar que a escrita é um grande desafio para a maioria da população, e que projetos como esse é um grande aliado para a inserção da classe trabalhadora nas universidades.