Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA HORTA, UMA SEMENTE – SEMEANDO VALORES ECOLÓGICOS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE APRENDIZAGENS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97812
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4219
    "inscrito_id" => 18693
    "titulo" => "UMA HORTA, UMA SEMENTE – SEMEANDO VALORES ECOLÓGICOS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE APRENDIZAGENS"
    "resumo" => "A Educação Ambiental (EA) se constitui como um processo de formação para a vida, no enfrentamento à atual crise socioambiental que desafia a humanidade no planeta. Ela trata questões ambientais em diferentes espaços de educabilidade, formando cidadãos críticos, autônomos e capazes de se apropriarem de conhecimentos teóricos e técnicos contemporâneos na busca de soluções aos problemas do cotidiano. Esta proposta teve por objetivo implementar a EA num espaço não formal de educação, utilizando uma horta orgânica como ferramenta pedagógica para produzir conhecimentos ecológicos, desenvolver uma consciência socioambiental e construir novos hábitos na relação com a natureza. As atividades foram realizadas com crianças e adolescentes na Casa de Acolhimento Lar Manaíra, em João Pessoa- PB. As estratégias envolveram aulas expositivas dialogadas, oficinas pedagógicas - todas mediadas por metodologias ativas. Foram tratados temas como: reciclagem de materiais descartáveis; uso de lixeiras coletivas; germinação de sementes; consumismo; impactos dos agrotóxicos. Foram ministradas aulas, envolvendo a importância dos três Rs ( reduzir, reutilizar e reciclar) nas quais os educandos elaboraram cartazes sobre coleta seletiva; produziram pinturas retratando a natureza; realizaram experimento sobre germinação; construção e decoração de vasos utilizando garrafas pets, e por fim a implementação de uma horta orgânica suspensa. Foi perceptível a motivação dos participantes, revelada no engajamento e interesse em participar da construção e monitoramento da horta orgânica, e a posterior colheita de frutos. Tais ações contribuíram para desenvolver nos participantes valores e atitudes ecológicos em relação ao meio ambiente. Entendemos que o desafio é contínuo frente às demandas e objetivos que construímos e reconstruímos ao longo da execução, alinhado às expectativas do grupo PET/Conexões de Saberes e Protagonismo Juvenil em Periferias Urbanas, que se propõem a contribuir para qualidade de vida de grupos sociais vulneráveis à medida que colaboram para o desenvolvimento de seus potenciais e suas habilidades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18693_TB4219_13112023095932.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GLACY GEYSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GLACY"
    "autor_email" => "glacy.geysa@academico.ufp"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97812
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4219
    "inscrito_id" => 18693
    "titulo" => "UMA HORTA, UMA SEMENTE – SEMEANDO VALORES ECOLÓGICOS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE APRENDIZAGENS"
    "resumo" => "A Educação Ambiental (EA) se constitui como um processo de formação para a vida, no enfrentamento à atual crise socioambiental que desafia a humanidade no planeta. Ela trata questões ambientais em diferentes espaços de educabilidade, formando cidadãos críticos, autônomos e capazes de se apropriarem de conhecimentos teóricos e técnicos contemporâneos na busca de soluções aos problemas do cotidiano. Esta proposta teve por objetivo implementar a EA num espaço não formal de educação, utilizando uma horta orgânica como ferramenta pedagógica para produzir conhecimentos ecológicos, desenvolver uma consciência socioambiental e construir novos hábitos na relação com a natureza. As atividades foram realizadas com crianças e adolescentes na Casa de Acolhimento Lar Manaíra, em João Pessoa- PB. As estratégias envolveram aulas expositivas dialogadas, oficinas pedagógicas - todas mediadas por metodologias ativas. Foram tratados temas como: reciclagem de materiais descartáveis; uso de lixeiras coletivas; germinação de sementes; consumismo; impactos dos agrotóxicos. Foram ministradas aulas, envolvendo a importância dos três Rs ( reduzir, reutilizar e reciclar) nas quais os educandos elaboraram cartazes sobre coleta seletiva; produziram pinturas retratando a natureza; realizaram experimento sobre germinação; construção e decoração de vasos utilizando garrafas pets, e por fim a implementação de uma horta orgânica suspensa. Foi perceptível a motivação dos participantes, revelada no engajamento e interesse em participar da construção e monitoramento da horta orgânica, e a posterior colheita de frutos. Tais ações contribuíram para desenvolver nos participantes valores e atitudes ecológicos em relação ao meio ambiente. Entendemos que o desafio é contínuo frente às demandas e objetivos que construímos e reconstruímos ao longo da execução, alinhado às expectativas do grupo PET/Conexões de Saberes e Protagonismo Juvenil em Periferias Urbanas, que se propõem a contribuir para qualidade de vida de grupos sociais vulneráveis à medida que colaboram para o desenvolvimento de seus potenciais e suas habilidades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18693_TB4219_13112023095932.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GLACY GEYSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GLACY"
    "autor_email" => "glacy.geysa@academico.ufp"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A Educação Ambiental (EA) se constitui como um processo de formação para a vida, no enfrentamento à atual crise socioambiental que desafia a humanidade no planeta. Ela trata questões ambientais em diferentes espaços de educabilidade, formando cidadãos críticos, autônomos e capazes de se apropriarem de conhecimentos teóricos e técnicos contemporâneos na busca de soluções aos problemas do cotidiano. Esta proposta teve por objetivo implementar a EA num espaço não formal de educação, utilizando uma horta orgânica como ferramenta pedagógica para produzir conhecimentos ecológicos, desenvolver uma consciência socioambiental e construir novos hábitos na relação com a natureza. As atividades foram realizadas com crianças e adolescentes na Casa de Acolhimento Lar Manaíra, em João Pessoa- PB. As estratégias envolveram aulas expositivas dialogadas, oficinas pedagógicas - todas mediadas por metodologias ativas. Foram tratados temas como: reciclagem de materiais descartáveis; uso de lixeiras coletivas; germinação de sementes; consumismo; impactos dos agrotóxicos. Foram ministradas aulas, envolvendo a importância dos três Rs ( reduzir, reutilizar e reciclar) nas quais os educandos elaboraram cartazes sobre coleta seletiva; produziram pinturas retratando a natureza; realizaram experimento sobre germinação; construção e decoração de vasos utilizando garrafas pets, e por fim a implementação de uma horta orgânica suspensa. Foi perceptível a motivação dos participantes, revelada no engajamento e interesse em participar da construção e monitoramento da horta orgânica, e a posterior colheita de frutos. Tais ações contribuíram para desenvolver nos participantes valores e atitudes ecológicos em relação ao meio ambiente. Entendemos que o desafio é contínuo frente às demandas e objetivos que construímos e reconstruímos ao longo da execução, alinhado às expectativas do grupo PET/Conexões de Saberes e Protagonismo Juvenil em Periferias Urbanas, que se propõem a contribuir para qualidade de vida de grupos sociais vulneráveis à medida que colaboram para o desenvolvimento de seus potenciais e suas habilidades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.