Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar as adaptações realizadas na prática profissional dos docentes do curso de licenciatura em Matemática de uma instituição de ensino superior, ao lecionarem no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Sabemos como a educação foi afetada devido à pandemia da COVID-19, onde o mundo esteve que ficar em isolamento, desta forma, sendo aderido à utilização do ERE para buscar continuar o processo de ensino e aprendizagem. Com isso, sendo necessário o corpo docente buscar se adaptar a nova realidade. A pesquisa tem abordagem qualitativa, e como instrumento de coleta de dados utilizamos um questionário, o qual foi enviado por e-mail. Na análise dos dados tabulamos as respostas; nos resultados obtidos foi possível notarmos como os docentes possuem consciência das mudanças ocorridas nos 2 anos de pandemia e como isto os fez buscarem apreender a utilizar novas ferramentas tecnológicas e outras metodologias de ensino. Ficou notório como a pandemia trouxe pontos negativos em relação à educação em questão da desigualdade social por falta de recurso e formas dos docentes avaliarem os discentes a respeito da aprendizagem, mas também tiveram pontos positivos em relação ao novo conhecimento adquirido por parte dos professores em relação aos meios digitais.