UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) NO ENSINO DO ELETROMAGNETISMO PARA ALUNOS DA EJA MÉDIO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100934 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8548 "inscrito_id" => 7042 "titulo" => "UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) NO ENSINO DO ELETROMAGNETISMO PARA ALUNOS DA EJA MÉDIO" "resumo" => "É propósito do ensino da Física na Educação Básica contribuir para o desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes, possibilitando-os a apropriação dos conhecimentos físicos enfatizando os aspectos conceituais, numa compreensão da linguagem científica relacionando as suas possíveis aplicações. Tem o propósito também de demonstrar para os estudantes a evolução da ciência ocorrida ao longo da história, identificando temas da Física Moderna, de forma a apresentá-la como ciência em processo de construção. Dessa forma, a escola como ambiente social de formação deve ser capaz de criar espaços que favoreça o desenvolvimento de habilidades, oferecendo condições para que o estudante a partir de seus saberes acumulados desenvolva autonomia tornando-se sujeito de sua própria aprendizagem e capaz de interferir criticamente na realidade para transformá-la. As práticas vivenciadas nas escolas nos remetem a algumas reflexões como suas intenções e funcionalidade, assim como a aversão dos estudantes à disciplina de Física. Dessa forma, acreditamos que com a aplicação de novas metodologias tem-se a possibilidade de produzir resultados satisfatórios com indícios de aprendizagem significativa. O presente trabalho tem a pretensão de apresentar alternativas de ensino de Conceitos Básicos de Eletromagnetismo para os estudantes na modalidade EJA Médio, através de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS). Apresenta-se ainda o relato da aplicação de uma sequência didática aplicada de forma remota em uma turma de modalidade EJA-Médio. A sequência didática construída possibilitou aulas diferenciadas com o uso de diversos recursos didáticos (slides, simulações virtuais pelo PHET Física, vídeo, textos e situações problemas), e participação ativa dos estudantes. Para apresentação do trabalho em tela, a fundamentação teórica foi baseada em diversos autores, dentre os quais destacamos David Ausubel e Marcos Antonio Moreira." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7042_TB8548_12112023101352.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA IZABEL DOMINGOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Izabel Domingos" "autor_email" => "domingosbel@bol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100934 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8548 "inscrito_id" => 7042 "titulo" => "UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) NO ENSINO DO ELETROMAGNETISMO PARA ALUNOS DA EJA MÉDIO" "resumo" => "É propósito do ensino da Física na Educação Básica contribuir para o desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes, possibilitando-os a apropriação dos conhecimentos físicos enfatizando os aspectos conceituais, numa compreensão da linguagem científica relacionando as suas possíveis aplicações. Tem o propósito também de demonstrar para os estudantes a evolução da ciência ocorrida ao longo da história, identificando temas da Física Moderna, de forma a apresentá-la como ciência em processo de construção. Dessa forma, a escola como ambiente social de formação deve ser capaz de criar espaços que favoreça o desenvolvimento de habilidades, oferecendo condições para que o estudante a partir de seus saberes acumulados desenvolva autonomia tornando-se sujeito de sua própria aprendizagem e capaz de interferir criticamente na realidade para transformá-la. As práticas vivenciadas nas escolas nos remetem a algumas reflexões como suas intenções e funcionalidade, assim como a aversão dos estudantes à disciplina de Física. Dessa forma, acreditamos que com a aplicação de novas metodologias tem-se a possibilidade de produzir resultados satisfatórios com indícios de aprendizagem significativa. O presente trabalho tem a pretensão de apresentar alternativas de ensino de Conceitos Básicos de Eletromagnetismo para os estudantes na modalidade EJA Médio, através de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS). Apresenta-se ainda o relato da aplicação de uma sequência didática aplicada de forma remota em uma turma de modalidade EJA-Médio. A sequência didática construída possibilitou aulas diferenciadas com o uso de diversos recursos didáticos (slides, simulações virtuais pelo PHET Física, vídeo, textos e situações problemas), e participação ativa dos estudantes. Para apresentação do trabalho em tela, a fundamentação teórica foi baseada em diversos autores, dentre os quais destacamos David Ausubel e Marcos Antonio Moreira." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7042_TB8548_12112023101352.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA IZABEL DOMINGOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Izabel Domingos" "autor_email" => "domingosbel@bol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }