É propósito do ensino da Física na Educação Básica contribuir para o desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes, possibilitando-os a apropriação dos conhecimentos físicos enfatizando os aspectos conceituais, numa compreensão da linguagem científica relacionando as suas possíveis aplicações. Tem o propósito também de demonstrar para os estudantes a evolução da ciência ocorrida ao longo da história, identificando temas da Física Moderna, de forma a apresentá-la como ciência em processo de construção. Dessa forma, a escola como ambiente social de formação deve ser capaz de criar espaços que favoreça o desenvolvimento de habilidades, oferecendo condições para que o estudante a partir de seus saberes acumulados desenvolva autonomia tornando-se sujeito de sua própria aprendizagem e capaz de interferir criticamente na realidade para transformá-la. As práticas vivenciadas nas escolas nos remetem a algumas reflexões como suas intenções e funcionalidade, assim como a aversão dos estudantes à disciplina de Física. Dessa forma, acreditamos que com a aplicação de novas metodologias tem-se a possibilidade de produzir resultados satisfatórios com indícios de aprendizagem significativa. O presente trabalho tem a pretensão de apresentar alternativas de ensino de Conceitos Básicos de Eletromagnetismo para os estudantes na modalidade EJA Médio, através de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS). Apresenta-se ainda o relato da aplicação de uma sequência didática aplicada de forma remota em uma turma de modalidade EJA-Médio. A sequência didática construída possibilitou aulas diferenciadas com o uso de diversos recursos didáticos (slides, simulações virtuais pelo PHET Física, vídeo, textos e situações problemas), e participação ativa dos estudantes. Para apresentação do trabalho em tela, a fundamentação teórica foi baseada em diversos autores, dentre os quais destacamos David Ausubel e Marcos Antonio Moreira.