Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) NO ENSINO DO ELETROMAGNETISMO PARA ALUNOS DA EJA MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100934
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8548
    "inscrito_id" => 7042
    "titulo" => "UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) NO ENSINO DO ELETROMAGNETISMO PARA ALUNOS DA EJA MÉDIO"
    "resumo" => "É propósito do ensino da Física na Educação Básica contribuir para o desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes, possibilitando-os a apropriação dos conhecimentos físicos enfatizando os aspectos conceituais, numa compreensão da linguagem científica relacionando as suas possíveis aplicações. Tem o propósito também de demonstrar para os estudantes a evolução da ciência ocorrida ao longo da história, identificando temas da Física Moderna, de forma a apresentá-la como ciência em processo de construção. Dessa forma, a escola como ambiente social de formação deve ser capaz de criar espaços que favoreça o desenvolvimento de habilidades, oferecendo condições para que o estudante a partir de seus saberes acumulados desenvolva autonomia tornando-se sujeito de sua própria aprendizagem e capaz de interferir criticamente na realidade para transformá-la. As práticas vivenciadas nas escolas nos remetem a algumas reflexões como suas intenções e funcionalidade, assim como a aversão dos estudantes à disciplina de Física. Dessa forma, acreditamos que com a aplicação de novas metodologias tem-se a possibilidade de produzir resultados satisfatórios com indícios de aprendizagem significativa. O presente trabalho tem a pretensão de apresentar alternativas de ensino de Conceitos Básicos de Eletromagnetismo para os estudantes na modalidade EJA Médio, através de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS). Apresenta-se ainda o relato da aplicação de uma sequência didática aplicada de forma remota em uma turma de modalidade EJA-Médio. A sequência didática construída possibilitou aulas diferenciadas com o uso de diversos recursos didáticos (slides, simulações virtuais pelo PHET Física, vídeo, textos e situações problemas), e participação ativa dos estudantes. Para apresentação do trabalho em tela, a fundamentação teórica foi baseada em diversos autores, dentre os quais destacamos David Ausubel e Marcos Antonio Moreira."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7042_TB8548_12112023101352.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA IZABEL DOMINGOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Izabel Domingos"
    "autor_email" => "domingosbel@bol.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100934
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8548
    "inscrito_id" => 7042
    "titulo" => "UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) NO ENSINO DO ELETROMAGNETISMO PARA ALUNOS DA EJA MÉDIO"
    "resumo" => "É propósito do ensino da Física na Educação Básica contribuir para o desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes, possibilitando-os a apropriação dos conhecimentos físicos enfatizando os aspectos conceituais, numa compreensão da linguagem científica relacionando as suas possíveis aplicações. Tem o propósito também de demonstrar para os estudantes a evolução da ciência ocorrida ao longo da história, identificando temas da Física Moderna, de forma a apresentá-la como ciência em processo de construção. Dessa forma, a escola como ambiente social de formação deve ser capaz de criar espaços que favoreça o desenvolvimento de habilidades, oferecendo condições para que o estudante a partir de seus saberes acumulados desenvolva autonomia tornando-se sujeito de sua própria aprendizagem e capaz de interferir criticamente na realidade para transformá-la. As práticas vivenciadas nas escolas nos remetem a algumas reflexões como suas intenções e funcionalidade, assim como a aversão dos estudantes à disciplina de Física. Dessa forma, acreditamos que com a aplicação de novas metodologias tem-se a possibilidade de produzir resultados satisfatórios com indícios de aprendizagem significativa. O presente trabalho tem a pretensão de apresentar alternativas de ensino de Conceitos Básicos de Eletromagnetismo para os estudantes na modalidade EJA Médio, através de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS). Apresenta-se ainda o relato da aplicação de uma sequência didática aplicada de forma remota em uma turma de modalidade EJA-Médio. A sequência didática construída possibilitou aulas diferenciadas com o uso de diversos recursos didáticos (slides, simulações virtuais pelo PHET Física, vídeo, textos e situações problemas), e participação ativa dos estudantes. Para apresentação do trabalho em tela, a fundamentação teórica foi baseada em diversos autores, dentre os quais destacamos David Ausubel e Marcos Antonio Moreira."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7042_TB8548_12112023101352.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA IZABEL DOMINGOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Izabel Domingos"
    "autor_email" => "domingosbel@bol.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

É propósito do ensino da Física na Educação Básica contribuir para o desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes, possibilitando-os a apropriação dos conhecimentos físicos enfatizando os aspectos conceituais, numa compreensão da linguagem científica relacionando as suas possíveis aplicações. Tem o propósito também de demonstrar para os estudantes a evolução da ciência ocorrida ao longo da história, identificando temas da Física Moderna, de forma a apresentá-la como ciência em processo de construção. Dessa forma, a escola como ambiente social de formação deve ser capaz de criar espaços que favoreça o desenvolvimento de habilidades, oferecendo condições para que o estudante a partir de seus saberes acumulados desenvolva autonomia tornando-se sujeito de sua própria aprendizagem e capaz de interferir criticamente na realidade para transformá-la. As práticas vivenciadas nas escolas nos remetem a algumas reflexões como suas intenções e funcionalidade, assim como a aversão dos estudantes à disciplina de Física. Dessa forma, acreditamos que com a aplicação de novas metodologias tem-se a possibilidade de produzir resultados satisfatórios com indícios de aprendizagem significativa. O presente trabalho tem a pretensão de apresentar alternativas de ensino de Conceitos Básicos de Eletromagnetismo para os estudantes na modalidade EJA Médio, através de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS). Apresenta-se ainda o relato da aplicação de uma sequência didática aplicada de forma remota em uma turma de modalidade EJA-Médio. A sequência didática construída possibilitou aulas diferenciadas com o uso de diversos recursos didáticos (slides, simulações virtuais pelo PHET Física, vídeo, textos e situações problemas), e participação ativa dos estudantes. Para apresentação do trabalho em tela, a fundamentação teórica foi baseada em diversos autores, dentre os quais destacamos David Ausubel e Marcos Antonio Moreira.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.