Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIÊNCIAS E PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SOBRE O SEMINÁRIO ACADÊMICO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97971
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4421
    "inscrito_id" => 19133
    "titulo" => "EXPERIÊNCIAS E PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SOBRE O SEMINÁRIO ACADÊMICO"
    "resumo" => "O ingresso na educação superior exige adaptação quanto às formas de compreender, interpretar e organizar o conhecimento, que variam de acordo com áreas e disciplinas. O seminário possibilita a exploração e a seleção de fontes diversificadas de informação, em função do conteúdo e da finalidade pretendida na elaboração de sua execução, favorecendo o envolvimento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem, visto que assumem a posição de participantes e não apenas de espectadores. Objetivamos analisar experiências e percepções de estudantes de graduação sobre o seminário acadêmico, a partir de vivências de sala de aula. Para tanto, situamos o artigo no âmbito da Linguística Aplicada e reunimos estudos que têm discutido e concebido o seminário de diferentes formas, a saber: a) gênero textual (BEZERRA, 2003), b) exposição oral e gênero textual (DOLZ, SCHNEUWLY; PIETRO; ZAHND, 2004), c) instrumento de ensino-aprendizagem/aula expositiva (PINTO, 1999), d) evento comunicativo e de letramento (VIEIRA, 2005) e, e) evento comunicativo (MEIRA; SILVA, 2013b). Adotamos o modelo qualitativo de pesquisa para estudar os acontecimentos em seus contextos naturais (DENZIN e LINCOLN, 2006). Como corpus de análise, temos a transcrição de trechos das falas de 5 (cinco) estudantes que participaram de um curso de extensão. Os resultados parciais revelam que: a) os estudantes assumem diferentes concepções de seminário, porém complementares, e, que, b) os seminários são propostos para complementar e fixar os conteúdos das disciplinas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19133_TB4421_08112023153126.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÍCERO GABRIEL DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CÍCERO GABRIEL"
    "autor_email" => "cicerogabriel.ufpb@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97971
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4421
    "inscrito_id" => 19133
    "titulo" => "EXPERIÊNCIAS E PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SOBRE O SEMINÁRIO ACADÊMICO"
    "resumo" => "O ingresso na educação superior exige adaptação quanto às formas de compreender, interpretar e organizar o conhecimento, que variam de acordo com áreas e disciplinas. O seminário possibilita a exploração e a seleção de fontes diversificadas de informação, em função do conteúdo e da finalidade pretendida na elaboração de sua execução, favorecendo o envolvimento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem, visto que assumem a posição de participantes e não apenas de espectadores. Objetivamos analisar experiências e percepções de estudantes de graduação sobre o seminário acadêmico, a partir de vivências de sala de aula. Para tanto, situamos o artigo no âmbito da Linguística Aplicada e reunimos estudos que têm discutido e concebido o seminário de diferentes formas, a saber: a) gênero textual (BEZERRA, 2003), b) exposição oral e gênero textual (DOLZ, SCHNEUWLY; PIETRO; ZAHND, 2004), c) instrumento de ensino-aprendizagem/aula expositiva (PINTO, 1999), d) evento comunicativo e de letramento (VIEIRA, 2005) e, e) evento comunicativo (MEIRA; SILVA, 2013b). Adotamos o modelo qualitativo de pesquisa para estudar os acontecimentos em seus contextos naturais (DENZIN e LINCOLN, 2006). Como corpus de análise, temos a transcrição de trechos das falas de 5 (cinco) estudantes que participaram de um curso de extensão. Os resultados parciais revelam que: a) os estudantes assumem diferentes concepções de seminário, porém complementares, e, que, b) os seminários são propostos para complementar e fixar os conteúdos das disciplinas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19133_TB4421_08112023153126.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÍCERO GABRIEL DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CÍCERO GABRIEL"
    "autor_email" => "cicerogabriel.ufpb@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ingresso na educação superior exige adaptação quanto às formas de compreender, interpretar e organizar o conhecimento, que variam de acordo com áreas e disciplinas. O seminário possibilita a exploração e a seleção de fontes diversificadas de informação, em função do conteúdo e da finalidade pretendida na elaboração de sua execução, favorecendo o envolvimento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem, visto que assumem a posição de participantes e não apenas de espectadores. Objetivamos analisar experiências e percepções de estudantes de graduação sobre o seminário acadêmico, a partir de vivências de sala de aula. Para tanto, situamos o artigo no âmbito da Linguística Aplicada e reunimos estudos que têm discutido e concebido o seminário de diferentes formas, a saber: a) gênero textual (BEZERRA, 2003), b) exposição oral e gênero textual (DOLZ, SCHNEUWLY; PIETRO; ZAHND, 2004), c) instrumento de ensino-aprendizagem/aula expositiva (PINTO, 1999), d) evento comunicativo e de letramento (VIEIRA, 2005) e, e) evento comunicativo (MEIRA; SILVA, 2013b). Adotamos o modelo qualitativo de pesquisa para estudar os acontecimentos em seus contextos naturais (DENZIN e LINCOLN, 2006). Como corpus de análise, temos a transcrição de trechos das falas de 5 (cinco) estudantes que participaram de um curso de extensão. Os resultados parciais revelam que: a) os estudantes assumem diferentes concepções de seminário, porém complementares, e, que, b) os seminários são propostos para complementar e fixar os conteúdos das disciplinas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.