Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ADAPTAÇÃO DOS ROTEIROS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100427
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7634
    "inscrito_id" => 21331
    "titulo" => "ADAPTAÇÃO DOS ROTEIROS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE"
    "resumo" => "Pesquisas apontam a necessidade da adaptação de estratégias, materiais e recursos para o ensino de alunos com Transtornos do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), considerando os níveis de desenvolvimento e da aprendizagem, bem como a necessidade da adaptação da didática no ensino da matemática. Além disso, avaliações externas evidenciam índices baixos de aprendizagem na área da matemática, como o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). As práticas de adaptação fundamentam-se em Marques (2015), Pironel, Jucá e Onuchic (2022), entre outros autores. Neste sentido, o presente relato de experiência tem por objetivo evidenciar a adaptação dos roteiros de aprendizagem para o ensino da matemática, de dois alunos com TDAH de 11 anos de idade. As vivências ocorreram de fevereiro a abril de 2023, em uma escola no município do interior do Estado de São Paulo. Por meio da adaptação do roteiro, foi possível acompanhar a construção de conhecimento dos alunos de forma significativa, bem como a apropriação dos conceitos matemáticos e o estabelecimento das conexões dos conteúdos com as vivências de mundo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID21331_TB7634_20062023234401.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS DA SILVA LUZ"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS"
    "autor_email" => "matheusmdsl25@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100427
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7634
    "inscrito_id" => 21331
    "titulo" => "ADAPTAÇÃO DOS ROTEIROS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE"
    "resumo" => "Pesquisas apontam a necessidade da adaptação de estratégias, materiais e recursos para o ensino de alunos com Transtornos do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), considerando os níveis de desenvolvimento e da aprendizagem, bem como a necessidade da adaptação da didática no ensino da matemática. Além disso, avaliações externas evidenciam índices baixos de aprendizagem na área da matemática, como o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). As práticas de adaptação fundamentam-se em Marques (2015), Pironel, Jucá e Onuchic (2022), entre outros autores. Neste sentido, o presente relato de experiência tem por objetivo evidenciar a adaptação dos roteiros de aprendizagem para o ensino da matemática, de dois alunos com TDAH de 11 anos de idade. As vivências ocorreram de fevereiro a abril de 2023, em uma escola no município do interior do Estado de São Paulo. Por meio da adaptação do roteiro, foi possível acompanhar a construção de conhecimento dos alunos de forma significativa, bem como a apropriação dos conceitos matemáticos e o estabelecimento das conexões dos conteúdos com as vivências de mundo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID21331_TB7634_20062023234401.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS DA SILVA LUZ"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS"
    "autor_email" => "matheusmdsl25@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Pesquisas apontam a necessidade da adaptação de estratégias, materiais e recursos para o ensino de alunos com Transtornos do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), considerando os níveis de desenvolvimento e da aprendizagem, bem como a necessidade da adaptação da didática no ensino da matemática. Além disso, avaliações externas evidenciam índices baixos de aprendizagem na área da matemática, como o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). As práticas de adaptação fundamentam-se em Marques (2015), Pironel, Jucá e Onuchic (2022), entre outros autores. Neste sentido, o presente relato de experiência tem por objetivo evidenciar a adaptação dos roteiros de aprendizagem para o ensino da matemática, de dois alunos com TDAH de 11 anos de idade. As vivências ocorreram de fevereiro a abril de 2023, em uma escola no município do interior do Estado de São Paulo. Por meio da adaptação do roteiro, foi possível acompanhar a construção de conhecimento dos alunos de forma significativa, bem como a apropriação dos conceitos matemáticos e o estabelecimento das conexões dos conteúdos com as vivências de mundo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.