Este projeto discute possíveis desdobramentos do uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) voltadas à correção e ao feedback instantâneos de produções textuais em língua inglesa, tendo como referência o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR, 2023). Nos dias atuais, sabe-se que, com o advento do ChatGPT, uma inteligência artificial desenvolvida pela OpenAI e especializada em diálogo síncrono, o processo de ensino-aprendizagem de línguas tem passado por câmbios jamais vistos no que concerne à velocidade e à produção de conteúdo por meio de simples comandos. Desta forma, com o intuito de verificar o modo pelo qual o ChatGPT pode ser utilizado por professores de língua inglesa com relação à correção, feedback e reescrita de textos autênticos, produzidos pelos seus alunos, foram analisadas, por meio da abordagem quali-quantitativa, 17 produções textuais de alunos da 2ª série do Ensino Médio de um colégio privado, localizado na cidade de São José dos Campos, São Paulo. A proposta centrou-se na escrita de um artigo de opinião (essay) sobre os dois primeiros capítulos de Lord of the flies, escrito por William Golding, como parte do projeto de literatura escolhido para a turma. Após a entrega das produções textuais, foi realizada a correção dos textos via ChatGPT, de modo a identificar, por meio de IA, o nível de proficiência com relação à expressão escrita do aluno para tal atividade, de acordo com o CEFR (2023). Identificado o nível pelo ChatGPT, comandos de feedback e de reescrita foram realizados, buscando identificar, no texto, possíveis caminhos para que o aluno pudesse alcançar níveis de maior proficiência. Pôde-se observar que a referida IA apresentou correção, feedback e sugestões de reescrita das produções dos alunos de forma satisfatória, seguindo os descritores do CEFR (2023), em 94% das tentativas, atuando como ferramenta facilitadora do processo.