O ensino médico vem passando ao longo dos tempos por contínuas mudanças buscando formar além de um indivíduo com boas condições técnicas mas também um médico mais humanizado. Este trabalho visa discutir o uso da medicina narrativa no ensino médico, através deste método utilizamos a literatura, a arte, o cinema, a filosofia e a antropologia para ampliar o aprendizado do aluno em sala de aula e nos laboratórios de atendimentos aos pacientes, fazendo com que este apreenda o conhecimento científico e também se identifique com o doente para desenvolver o processo de aprendizado e humanização do profissional. Para confecção deste artigo nos baseamos nos estudos de GIL(2021) utilizando o pensamento da médica Rita Charon(2015) na descrição do uso da Medicina Narrativa e sua importância no acolhimento, escuta e compartilhamento de saberes, emoções e sentidos durante a consulta médica, e do Ilustríssimo patrono da educação Brasileira, o Pedagogo Paulo Freire (2013) e sua Pedagogia do Oprimido, discutindo a relação entre professor, aluno e paciente(objeto de ensino durante sua participação no contexto do aprendizado). Sendo assim, com este artigo procuramos relacionar o ensino médico e o processo de humanização de todos os autores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem do curso de medicina, destacando que o uso das práticas narrativas constituem importante ferramenta para este processo.