Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MEDICINA NARRATIVA E O ENSINO MÉDICO: UM OLHAR AMPLIADO DO ENSINO-APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96598
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2580
    "inscrito_id" => 9442
    "titulo" => "MEDICINA NARRATIVA E O ENSINO MÉDICO: UM OLHAR AMPLIADO DO ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O ensino médico vem passando ao longo dos tempos por contínuas mudanças buscando formar além de um indivíduo com boas condições técnicas mas também um médico mais humanizado. Este trabalho visa discutir o uso da medicina narrativa no ensino médico, através deste método utilizamos a literatura, a arte, o cinema, a filosofia e a antropologia para ampliar o aprendizado do aluno em sala de aula e nos laboratórios de atendimentos aos pacientes, fazendo com que este apreenda o conhecimento científico e também se identifique com o doente para desenvolver o processo de aprendizado e humanização do profissional. Para confecção deste artigo nos baseamos nos estudos de GIL(2021) utilizando o pensamento da médica Rita Charon(2015) na descrição do uso da Medicina Narrativa e sua importância no acolhimento, escuta e compartilhamento de saberes, emoções e sentidos durante a consulta médica, e do Ilustríssimo patrono da educação Brasileira, o Pedagogo Paulo Freire (2013) e sua Pedagogia do Oprimido, discutindo a relação entre professor, aluno e paciente(objeto de ensino durante sua participação no contexto do aprendizado). Sendo assim, com este artigo procuramos relacionar o ensino médico e o processo de humanização de todos os autores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem do curso de medicina, destacando que o uso das práticas narrativas constituem importante ferramenta para este processo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID9442_TB2580_01102023211347.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PETERSON GONCALVES TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Peterson"
    "autor_email" => "petersongoncalvesteixeira"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96598
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2580
    "inscrito_id" => 9442
    "titulo" => "MEDICINA NARRATIVA E O ENSINO MÉDICO: UM OLHAR AMPLIADO DO ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O ensino médico vem passando ao longo dos tempos por contínuas mudanças buscando formar além de um indivíduo com boas condições técnicas mas também um médico mais humanizado. Este trabalho visa discutir o uso da medicina narrativa no ensino médico, através deste método utilizamos a literatura, a arte, o cinema, a filosofia e a antropologia para ampliar o aprendizado do aluno em sala de aula e nos laboratórios de atendimentos aos pacientes, fazendo com que este apreenda o conhecimento científico e também se identifique com o doente para desenvolver o processo de aprendizado e humanização do profissional. Para confecção deste artigo nos baseamos nos estudos de GIL(2021) utilizando o pensamento da médica Rita Charon(2015) na descrição do uso da Medicina Narrativa e sua importância no acolhimento, escuta e compartilhamento de saberes, emoções e sentidos durante a consulta médica, e do Ilustríssimo patrono da educação Brasileira, o Pedagogo Paulo Freire (2013) e sua Pedagogia do Oprimido, discutindo a relação entre professor, aluno e paciente(objeto de ensino durante sua participação no contexto do aprendizado). Sendo assim, com este artigo procuramos relacionar o ensino médico e o processo de humanização de todos os autores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem do curso de medicina, destacando que o uso das práticas narrativas constituem importante ferramenta para este processo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID9442_TB2580_01102023211347.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PETERSON GONCALVES TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Peterson"
    "autor_email" => "petersongoncalvesteixeira"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO (UENF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ensino médico vem passando ao longo dos tempos por contínuas mudanças buscando formar além de um indivíduo com boas condições técnicas mas também um médico mais humanizado. Este trabalho visa discutir o uso da medicina narrativa no ensino médico, através deste método utilizamos a literatura, a arte, o cinema, a filosofia e a antropologia para ampliar o aprendizado do aluno em sala de aula e nos laboratórios de atendimentos aos pacientes, fazendo com que este apreenda o conhecimento científico e também se identifique com o doente para desenvolver o processo de aprendizado e humanização do profissional. Para confecção deste artigo nos baseamos nos estudos de GIL(2021) utilizando o pensamento da médica Rita Charon(2015) na descrição do uso da Medicina Narrativa e sua importância no acolhimento, escuta e compartilhamento de saberes, emoções e sentidos durante a consulta médica, e do Ilustríssimo patrono da educação Brasileira, o Pedagogo Paulo Freire (2013) e sua Pedagogia do Oprimido, discutindo a relação entre professor, aluno e paciente(objeto de ensino durante sua participação no contexto do aprendizado). Sendo assim, com este artigo procuramos relacionar o ensino médico e o processo de humanização de todos os autores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem do curso de medicina, destacando que o uso das práticas narrativas constituem importante ferramenta para este processo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.