Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO CURSO TÉCNICO DE MECÂNICA: UMA ABORDAGEM DE CONCEITOS FÍSICOS A PARTIR DO AUTOMÓVEL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100651
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8043
    "inscrito_id" => 18359
    "titulo" => "INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO CURSO TÉCNICO DE MECÂNICA: UMA ABORDAGEM DE CONCEITOS FÍSICOS A PARTIR DO AUTOMÓVEL"
    "resumo" => "Objetivou-se ensinar conteúdos de Física no Ensino Médio Técnico do Curso de Mecânica, a partir de componentes e do funcionamento do automóvel. O carro por si só é um objeto muito complexo, e os elementos que fazem parte da sua composição, mesmo separados, podem ilustrar conceitos físicos, como o motor que introduz conceitos de termodinâmica e pressão, ou o sistema elétrico que remete a conceitos de eletromagnetismo e o sistema de transmissão, que se resume a um sistema mecânico composto de alavancas e engrenagens, cada qual ilustrando seus próprios conceitos de mecânica física. Como a explicação do funcionamento do carro é muito abrangente, optou-se por seguir três conteúdos, cada qual referente a uma unidade didática. As unidades foram divididas relacionando um sistema do carro com um conteúdo de Física, organizadas a partir dos acessórios/partes do automóvel. São 14 acessórios divididos em três unidades didáticas correspondentes a conteúdos de mecânica básica, termodinâmica e eletromagnetismo. Estabeleceu-se uma interação dialógica, com base nas experiências e cotidiano dos alunos, dando um maior sentido para muitas coisas, como “o simples ligar o carro”, “acender o farol do carro”, (...). O relacionamento de familiaridade que o aluno tem com o veículo automotor foi utilizado como âncora para desenvolver conceitos físicos mais complexos. Debruçou-se sobre o funcionamento do motor de quatro tempos dos carros atuais, e do sistema de arrefecimento auxiliando no entendimento e compreensão de conceitos físicos da termodinâmica. Por sua vez, a compressão desses conceitos físicos também auxilia na melhor utilização dos automóveis, promovendo uma percepção mais abrangente sobre as tecnologias que permitem a locomoção humana. A proximidade que os alunos têm com carros, favoreceram interesse no funcionamento de alguns elementos que compõem à estrutura elétrica de um veículo, uma vez que estão imersos de princípios físicos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18359_TB8043_18082023134450.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÁLISON PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ÁLISON"
    "autor_email" => "alisonpereira.silva@outlo"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100651
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8043
    "inscrito_id" => 18359
    "titulo" => "INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO CURSO TÉCNICO DE MECÂNICA: UMA ABORDAGEM DE CONCEITOS FÍSICOS A PARTIR DO AUTOMÓVEL"
    "resumo" => "Objetivou-se ensinar conteúdos de Física no Ensino Médio Técnico do Curso de Mecânica, a partir de componentes e do funcionamento do automóvel. O carro por si só é um objeto muito complexo, e os elementos que fazem parte da sua composição, mesmo separados, podem ilustrar conceitos físicos, como o motor que introduz conceitos de termodinâmica e pressão, ou o sistema elétrico que remete a conceitos de eletromagnetismo e o sistema de transmissão, que se resume a um sistema mecânico composto de alavancas e engrenagens, cada qual ilustrando seus próprios conceitos de mecânica física. Como a explicação do funcionamento do carro é muito abrangente, optou-se por seguir três conteúdos, cada qual referente a uma unidade didática. As unidades foram divididas relacionando um sistema do carro com um conteúdo de Física, organizadas a partir dos acessórios/partes do automóvel. São 14 acessórios divididos em três unidades didáticas correspondentes a conteúdos de mecânica básica, termodinâmica e eletromagnetismo. Estabeleceu-se uma interação dialógica, com base nas experiências e cotidiano dos alunos, dando um maior sentido para muitas coisas, como “o simples ligar o carro”, “acender o farol do carro”, (...). O relacionamento de familiaridade que o aluno tem com o veículo automotor foi utilizado como âncora para desenvolver conceitos físicos mais complexos. Debruçou-se sobre o funcionamento do motor de quatro tempos dos carros atuais, e do sistema de arrefecimento auxiliando no entendimento e compreensão de conceitos físicos da termodinâmica. Por sua vez, a compressão desses conceitos físicos também auxilia na melhor utilização dos automóveis, promovendo uma percepção mais abrangente sobre as tecnologias que permitem a locomoção humana. A proximidade que os alunos têm com carros, favoreceram interesse no funcionamento de alguns elementos que compõem à estrutura elétrica de um veículo, uma vez que estão imersos de princípios físicos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18359_TB8043_18082023134450.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÁLISON PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ÁLISON"
    "autor_email" => "alisonpereira.silva@outlo"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Objetivou-se ensinar conteúdos de Física no Ensino Médio Técnico do Curso de Mecânica, a partir de componentes e do funcionamento do automóvel. O carro por si só é um objeto muito complexo, e os elementos que fazem parte da sua composição, mesmo separados, podem ilustrar conceitos físicos, como o motor que introduz conceitos de termodinâmica e pressão, ou o sistema elétrico que remete a conceitos de eletromagnetismo e o sistema de transmissão, que se resume a um sistema mecânico composto de alavancas e engrenagens, cada qual ilustrando seus próprios conceitos de mecânica física. Como a explicação do funcionamento do carro é muito abrangente, optou-se por seguir três conteúdos, cada qual referente a uma unidade didática. As unidades foram divididas relacionando um sistema do carro com um conteúdo de Física, organizadas a partir dos acessórios/partes do automóvel. São 14 acessórios divididos em três unidades didáticas correspondentes a conteúdos de mecânica básica, termodinâmica e eletromagnetismo. Estabeleceu-se uma interação dialógica, com base nas experiências e cotidiano dos alunos, dando um maior sentido para muitas coisas, como “o simples ligar o carro”, “acender o farol do carro”, (...). O relacionamento de familiaridade que o aluno tem com o veículo automotor foi utilizado como âncora para desenvolver conceitos físicos mais complexos. Debruçou-se sobre o funcionamento do motor de quatro tempos dos carros atuais, e do sistema de arrefecimento auxiliando no entendimento e compreensão de conceitos físicos da termodinâmica. Por sua vez, a compressão desses conceitos físicos também auxilia na melhor utilização dos automóveis, promovendo uma percepção mais abrangente sobre as tecnologias que permitem a locomoção humana. A proximidade que os alunos têm com carros, favoreceram interesse no funcionamento de alguns elementos que compõem à estrutura elétrica de um veículo, uma vez que estão imersos de princípios físicos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.