Objetivou-se ensinar conteúdos de Física no Ensino Médio Técnico do Curso de Mecânica, a partir de componentes e do funcionamento do automóvel. O carro por si só é um objeto muito complexo, e os elementos que fazem parte da sua composição, mesmo separados, podem ilustrar conceitos físicos, como o motor que introduz conceitos de termodinâmica e pressão, ou o sistema elétrico que remete a conceitos de eletromagnetismo e o sistema de transmissão, que se resume a um sistema mecânico composto de alavancas e engrenagens, cada qual ilustrando seus próprios conceitos de mecânica física. Como a explicação do funcionamento do carro é muito abrangente, optou-se por seguir três conteúdos, cada qual referente a uma unidade didática. As unidades foram divididas relacionando um sistema do carro com um conteúdo de Física, organizadas a partir dos acessórios/partes do automóvel. São 14 acessórios divididos em três unidades didáticas correspondentes a conteúdos de mecânica básica, termodinâmica e eletromagnetismo. Estabeleceu-se uma interação dialógica, com base nas experiências e cotidiano dos alunos, dando um maior sentido para muitas coisas, como “o simples ligar o carro”, “acender o farol do carro”, (...). O relacionamento de familiaridade que o aluno tem com o veículo automotor foi utilizado como âncora para desenvolver conceitos físicos mais complexos. Debruçou-se sobre o funcionamento do motor de quatro tempos dos carros atuais, e do sistema de arrefecimento auxiliando no entendimento e compreensão de conceitos físicos da termodinâmica. Por sua vez, a compressão desses conceitos físicos também auxilia na melhor utilização dos automóveis, promovendo uma percepção mais abrangente sobre as tecnologias que permitem a locomoção humana. A proximidade que os alunos têm com carros, favoreceram interesse no funcionamento de alguns elementos que compõem à estrutura elétrica de um veículo, uma vez que estão imersos de princípios físicos.