Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DA XILOGRAVURA MAZUCA DO CAJUEIRO NO ENSINO DA BIOQUÍMICA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100842
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8392
    "inscrito_id" => 47
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DA XILOGRAVURA MAZUCA DO CAJUEIRO NO ENSINO DA BIOQUÍMICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A educação ainda é um paradigma que precisa ser constantemente levado à discussão no Brasil, isso porque apesar dos avanços e melhorias ainda se faz necessário pensar em soluções para os problemas encontrados na educação atualmente. Quando abordado especialmente no ensino da química, esses problemas tendem a se intensificar por parte da compreensão dos estudantes, devido a diversos fatores como necessidade de uma visão espacial para compreensão de determinados conteúdos, pela dimensão abstrata que a matéria possui, dificuldade de assimilação ao imaginário ou diversos outros dependendo do contexto da escola. Contudo nos últimos anos tem se estudado novas metodologias com o intuito de aprimorar a prática pedagógica a fim de corrigir falhas presentes no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, diversas abordagem e perspectivas vem sendo trabalhada porém para o trabalho em estudo foi selecionado o uso da arte em conjunto com a ciência como ferramenta pedagógica estratégica. Por esses motivos, desenvolveu uma intervenção pedagógica que tem como objetivo utilizar as xilogravuras de J. Borges para estimular a aprendizagem do ensino de química, especificamente a bioquímica. Para essa intervenção utilizou a xilogravura Mazuca do Cajueiro, a partir dela examinou quais possíveis hormônios estavam presentes nas cenas retratadas pelo artista. Dessa forma, conseguiu atingir a finalidade inicial deste trabalho, a partir dessa articulação os estudantes conseguiram participar e compreender os conteúdos de química de forma lúdica, acessível e pedagógica. Concluindo que as obras de J. Borges podem ser utilizadas para tornar o ensino- aprendizagem de Química atrativo para os alunos do Ensino Médio."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID47_TB8392_11092023225635.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BEATRIZ FERNANDA ARAÚJO TRINDADE"
    "autor_nome_curto" => "BEATRIZ"
    "autor_email" => "biafernanda003@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100842
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8392
    "inscrito_id" => 47
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DA XILOGRAVURA MAZUCA DO CAJUEIRO NO ENSINO DA BIOQUÍMICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A educação ainda é um paradigma que precisa ser constantemente levado à discussão no Brasil, isso porque apesar dos avanços e melhorias ainda se faz necessário pensar em soluções para os problemas encontrados na educação atualmente. Quando abordado especialmente no ensino da química, esses problemas tendem a se intensificar por parte da compreensão dos estudantes, devido a diversos fatores como necessidade de uma visão espacial para compreensão de determinados conteúdos, pela dimensão abstrata que a matéria possui, dificuldade de assimilação ao imaginário ou diversos outros dependendo do contexto da escola. Contudo nos últimos anos tem se estudado novas metodologias com o intuito de aprimorar a prática pedagógica a fim de corrigir falhas presentes no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, diversas abordagem e perspectivas vem sendo trabalhada porém para o trabalho em estudo foi selecionado o uso da arte em conjunto com a ciência como ferramenta pedagógica estratégica. Por esses motivos, desenvolveu uma intervenção pedagógica que tem como objetivo utilizar as xilogravuras de J. Borges para estimular a aprendizagem do ensino de química, especificamente a bioquímica. Para essa intervenção utilizou a xilogravura Mazuca do Cajueiro, a partir dela examinou quais possíveis hormônios estavam presentes nas cenas retratadas pelo artista. Dessa forma, conseguiu atingir a finalidade inicial deste trabalho, a partir dessa articulação os estudantes conseguiram participar e compreender os conteúdos de química de forma lúdica, acessível e pedagógica. Concluindo que as obras de J. Borges podem ser utilizadas para tornar o ensino- aprendizagem de Química atrativo para os alunos do Ensino Médio."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID47_TB8392_11092023225635.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BEATRIZ FERNANDA ARAÚJO TRINDADE"
    "autor_nome_curto" => "BEATRIZ"
    "autor_email" => "biafernanda003@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A educação ainda é um paradigma que precisa ser constantemente levado à discussão no Brasil, isso porque apesar dos avanços e melhorias ainda se faz necessário pensar em soluções para os problemas encontrados na educação atualmente. Quando abordado especialmente no ensino da química, esses problemas tendem a se intensificar por parte da compreensão dos estudantes, devido a diversos fatores como necessidade de uma visão espacial para compreensão de determinados conteúdos, pela dimensão abstrata que a matéria possui, dificuldade de assimilação ao imaginário ou diversos outros dependendo do contexto da escola. Contudo nos últimos anos tem se estudado novas metodologias com o intuito de aprimorar a prática pedagógica a fim de corrigir falhas presentes no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, diversas abordagem e perspectivas vem sendo trabalhada porém para o trabalho em estudo foi selecionado o uso da arte em conjunto com a ciência como ferramenta pedagógica estratégica. Por esses motivos, desenvolveu uma intervenção pedagógica que tem como objetivo utilizar as xilogravuras de J. Borges para estimular a aprendizagem do ensino de química, especificamente a bioquímica. Para essa intervenção utilizou a xilogravura Mazuca do Cajueiro, a partir dela examinou quais possíveis hormônios estavam presentes nas cenas retratadas pelo artista. Dessa forma, conseguiu atingir a finalidade inicial deste trabalho, a partir dessa articulação os estudantes conseguiram participar e compreender os conteúdos de química de forma lúdica, acessível e pedagógica. Concluindo que as obras de J. Borges podem ser utilizadas para tornar o ensino- aprendizagem de Química atrativo para os alunos do Ensino Médio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.