A educação ainda é um paradigma que precisa ser constantemente levado à discussão no Brasil, isso porque apesar dos avanços e melhorias ainda se faz necessário pensar em soluções para os problemas encontrados na educação atualmente. Quando abordado especialmente no ensino da química, esses problemas tendem a se intensificar por parte da compreensão dos estudantes, devido a diversos fatores como necessidade de uma visão espacial para compreensão de determinados conteúdos, pela dimensão abstrata que a matéria possui, dificuldade de assimilação ao imaginário ou diversos outros dependendo do contexto da escola. Contudo nos últimos anos tem se estudado novas metodologias com o intuito de aprimorar a prática pedagógica a fim de corrigir falhas presentes no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, diversas abordagem e perspectivas vem sendo trabalhada porém para o trabalho em estudo foi selecionado o uso da arte em conjunto com a ciência como ferramenta pedagógica estratégica. Por esses motivos, desenvolveu uma intervenção pedagógica que tem como objetivo utilizar as xilogravuras de J. Borges para estimular a aprendizagem do ensino de química, especificamente a bioquímica. Para essa intervenção utilizou a xilogravura Mazuca do Cajueiro, a partir dela examinou quais possíveis hormônios estavam presentes nas cenas retratadas pelo artista. Dessa forma, conseguiu atingir a finalidade inicial deste trabalho, a partir dessa articulação os estudantes conseguiram participar e compreender os conteúdos de química de forma lúdica, acessível e pedagógica. Concluindo que as obras de J. Borges podem ser utilizadas para tornar o ensino- aprendizagem de Química atrativo para os alunos do Ensino Médio.