O presente trabalho visa a refletir sobre o ensino da dança na escola formal de Ensino Médio a partir da experiência no projeto do componente curricular Arte “Eu conto, tu contas”, coordenado pelo professor Alexander Barbozza e realizado no ano de 2022, na Escola de Referência em Ensino Médio EREM Sizenando Silveira, em Recife – PE. A participação no projeto se deu como ministrante/docente das danças Cavalo – Marinho e Ciranda para turmas de 1º e 2º anos. Apoiado na Base Nacional Comum Curricular – BNCC sobre o ensino de Arte, propriamente na competência específica 6 da área de Linguagem e Suas Tecnologias e a habilidade EM13LGG6011(Brasil, 2018, p.488). Nesse contexto, Barbozza visou trabalhar narrativas históricas, das escritas às expressões orais. Na área da Dança, pensou-se na apresentação de manifestações ditas “subalternizadas”, sendo escolhidas estas duas danças tradicionais do Nordeste Brasileiro. O desenvolvimento do projeto abarcou também atividades extracurriculares comuns nas escolas da Rede Estadual de Ensino em Pernambuco, como os jogos internos e feiras culturais, neste caso específico, na ocasião da celebração das Festas Juninas. Busca-se compreender qual o lugar da dança diante do Novo Ensino Médio e a importância de ensinar Danças Tradicionais na escola. Por meio da revisão bibliográfica acerca do ensino da dança na escola e sobre a instituição escola como instrumento de reprodução das questões sociais, o relato das experiências vivenciadas e a escrita deste trabalho se configura como um memorial, desenvolvido durante a disciplina Estágio Curricular em Ensino de Dança 3, no curso de Dança/ licenciatura, ministrada pelo Professor José Roberto do Nascimento Junior, semestre 2022.2, com o intuito de integralizar a carga horária de campo.