Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS POR MEIO DE UM EXPERIMENTO DE DEMONSTRAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96194
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2029
    "inscrito_id" => 9696
    "titulo" => "ENSINO DE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS POR MEIO DE UM EXPERIMENTO DE DEMONSTRAÇÃO"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo relatar uma abordagem pedagógica utilizando um experimento de demonstração para o ensino de Física. Ondas Eletromagnéticas são ondas que se propagam sem a necessidade de um meio material, sendo geralmente estudadas ao final do Ensino Médio. O ensino de ondas representa um desafio enorme devido a exigência de grande nível de abstração. Entendemos que a utilização de experimentos auxilia de forma significativa a compreensão de conceitos Físicos, geralmente vistos como abstratos. Atuando em uma turma de segundo ano do Curso Técnico de Nível Médio em Guia de Turismo da Escola Estadual José Bezerra Cavalcanti, em Santa Cruz-RN, com materiais de fácil acesso, realizamos a construção de um aparato experimental conhecido como o Experimento de Hertz. Utilizamos quatro fios rígidos de espessura 6,0mm e 25cm de comprimento, 2m de fio elétrico flexível de espessura 1,5mm, duas tábuas de 15cmx10cm, quatro cabos de bastão de 20cm de comprimento cada, uma raquete elétrica, uma lâmpada de neon do tipo NE-2, duas garras jacaré e papel alumínio. Com o experimento montado, os alunos puderam observar que quando a raquete elétrica é acionada, a lâmpada NE-2 acende sem que exista a passagem de corrente elétrica convencional por meio de fios condutores. A ideia foi discutir que a luz é uma onda eletromagnética e que se propaga diante de perturbações no espaço. O experimento também fez com os alunos percebessem a união entre as áreas do eletromagnetismo e da óptica, observando que os fenômenos ocorrem de maneira simultânea. Enfim a realização do experimento em sala permitiu a discussão acerca da propagação de outras ondas como as ondas de rádio, o micro-ondas e o infravermelho. Acreditamos que as discussões geradas a partir do experimento puderam tornar o processo de ensino e aprendizagem da Física mais atraente e motivador para os alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9696_TB2029_23112023111808.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CEZIANA PEREIRA DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "CEZIANA"
    "autor_email" => "cezianacosta@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96194
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2029
    "inscrito_id" => 9696
    "titulo" => "ENSINO DE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS POR MEIO DE UM EXPERIMENTO DE DEMONSTRAÇÃO"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo relatar uma abordagem pedagógica utilizando um experimento de demonstração para o ensino de Física. Ondas Eletromagnéticas são ondas que se propagam sem a necessidade de um meio material, sendo geralmente estudadas ao final do Ensino Médio. O ensino de ondas representa um desafio enorme devido a exigência de grande nível de abstração. Entendemos que a utilização de experimentos auxilia de forma significativa a compreensão de conceitos Físicos, geralmente vistos como abstratos. Atuando em uma turma de segundo ano do Curso Técnico de Nível Médio em Guia de Turismo da Escola Estadual José Bezerra Cavalcanti, em Santa Cruz-RN, com materiais de fácil acesso, realizamos a construção de um aparato experimental conhecido como o Experimento de Hertz. Utilizamos quatro fios rígidos de espessura 6,0mm e 25cm de comprimento, 2m de fio elétrico flexível de espessura 1,5mm, duas tábuas de 15cmx10cm, quatro cabos de bastão de 20cm de comprimento cada, uma raquete elétrica, uma lâmpada de neon do tipo NE-2, duas garras jacaré e papel alumínio. Com o experimento montado, os alunos puderam observar que quando a raquete elétrica é acionada, a lâmpada NE-2 acende sem que exista a passagem de corrente elétrica convencional por meio de fios condutores. A ideia foi discutir que a luz é uma onda eletromagnética e que se propaga diante de perturbações no espaço. O experimento também fez com os alunos percebessem a união entre as áreas do eletromagnetismo e da óptica, observando que os fenômenos ocorrem de maneira simultânea. Enfim a realização do experimento em sala permitiu a discussão acerca da propagação de outras ondas como as ondas de rádio, o micro-ondas e o infravermelho. Acreditamos que as discussões geradas a partir do experimento puderam tornar o processo de ensino e aprendizagem da Física mais atraente e motivador para os alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9696_TB2029_23112023111808.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CEZIANA PEREIRA DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "CEZIANA"
    "autor_email" => "cezianacosta@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar uma abordagem pedagógica utilizando um experimento de demonstração para o ensino de Física. Ondas Eletromagnéticas são ondas que se propagam sem a necessidade de um meio material, sendo geralmente estudadas ao final do Ensino Médio. O ensino de ondas representa um desafio enorme devido a exigência de grande nível de abstração. Entendemos que a utilização de experimentos auxilia de forma significativa a compreensão de conceitos Físicos, geralmente vistos como abstratos. Atuando em uma turma de segundo ano do Curso Técnico de Nível Médio em Guia de Turismo da Escola Estadual José Bezerra Cavalcanti, em Santa Cruz-RN, com materiais de fácil acesso, realizamos a construção de um aparato experimental conhecido como o Experimento de Hertz. Utilizamos quatro fios rígidos de espessura 6,0mm e 25cm de comprimento, 2m de fio elétrico flexível de espessura 1,5mm, duas tábuas de 15cmx10cm, quatro cabos de bastão de 20cm de comprimento cada, uma raquete elétrica, uma lâmpada de neon do tipo NE-2, duas garras jacaré e papel alumínio. Com o experimento montado, os alunos puderam observar que quando a raquete elétrica é acionada, a lâmpada NE-2 acende sem que exista a passagem de corrente elétrica convencional por meio de fios condutores. A ideia foi discutir que a luz é uma onda eletromagnética e que se propaga diante de perturbações no espaço. O experimento também fez com os alunos percebessem a união entre as áreas do eletromagnetismo e da óptica, observando que os fenômenos ocorrem de maneira simultânea. Enfim a realização do experimento em sala permitiu a discussão acerca da propagação de outras ondas como as ondas de rádio, o micro-ondas e o infravermelho. Acreditamos que as discussões geradas a partir do experimento puderam tornar o processo de ensino e aprendizagem da Física mais atraente e motivador para os alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.