Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINANDO REFLEXÃO DA LUZ POR MEIO DO CALEIDOSCÓPIO: DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS DE DELIZOICOV

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97397
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3653
    "inscrito_id" => 7677
    "titulo" => "ENSINANDO REFLEXÃO DA LUZ POR MEIO DO CALEIDOSCÓPIO: DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS DE DELIZOICOV"
    "resumo" => "Segundo João Zanetic, num dos trabalhos pioneiros da pesquisa em ensino de física e arte no Brasil, a física deve ser parte integrante da formação cultural do cidadão contemporâneo, independentemente do caminho formativo que vá seguir. Por outro lado, é preciso motivar o seu aprendizado, principalmente para aqueles que, por não se adequarem ao formato tradicional do ensino, não se sentem encorajados ao seu estudo. Além disso, é preciso ensinar que ciência e arte, assim como todo empreendimento humano, estão conectadas com as condições históricas de sua concretização. Tais conexões podem ter na história da ciência uma grande fonte de dados, tais como a gênese dos conceitos, os aparatos experimentais envolvidos, bem como os diálogos entre ciência e arte. Neste sentido, fica evidente a necessidade da integração entre física e arte numa perspectiva em que a arte possa agregar ludicidade, além possibilitar o diálogo entre as ideias científicas e o mundo concreto dos estudantes. Nesta perspectiva, o presente artigo apresenta um relato de experiência na qual desenvolvemos um protótipo de um caleidoscópio de três espelhos, tendo sua estrutura externa construída com tampões e tubo de PVC de 75mm, com janela de iluminação feita com material translúcido e orifício de observação em face oposta. A sequência didática foi planejada a partir dos três momentos pedagógicos de Demétrio Delizoicov e desenvolvida juntamente com alunos de uma escola de ensino médio da rede pública de ensino do Estado de Pernambuco. Os dados foram coletados por meio de questionários exploratórios dos conhecimentos relacionados ao tema, antes e após a atividade envolvendo o aparato acima descrito. A análise dos resultados apontou para interessantes vieses a respeito da importância da inserção da arte no ensino de ciências, quando tomada de forma integradora na construção de visões críticas de mundo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7677_TB3653_20112023084323.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIRELA KELLY MESQUITA MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "MIRELA"
    "autor_email" => "mirela.kelly@ufrpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97397
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3653
    "inscrito_id" => 7677
    "titulo" => "ENSINANDO REFLEXÃO DA LUZ POR MEIO DO CALEIDOSCÓPIO: DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS DE DELIZOICOV"
    "resumo" => "Segundo João Zanetic, num dos trabalhos pioneiros da pesquisa em ensino de física e arte no Brasil, a física deve ser parte integrante da formação cultural do cidadão contemporâneo, independentemente do caminho formativo que vá seguir. Por outro lado, é preciso motivar o seu aprendizado, principalmente para aqueles que, por não se adequarem ao formato tradicional do ensino, não se sentem encorajados ao seu estudo. Além disso, é preciso ensinar que ciência e arte, assim como todo empreendimento humano, estão conectadas com as condições históricas de sua concretização. Tais conexões podem ter na história da ciência uma grande fonte de dados, tais como a gênese dos conceitos, os aparatos experimentais envolvidos, bem como os diálogos entre ciência e arte. Neste sentido, fica evidente a necessidade da integração entre física e arte numa perspectiva em que a arte possa agregar ludicidade, além possibilitar o diálogo entre as ideias científicas e o mundo concreto dos estudantes. Nesta perspectiva, o presente artigo apresenta um relato de experiência na qual desenvolvemos um protótipo de um caleidoscópio de três espelhos, tendo sua estrutura externa construída com tampões e tubo de PVC de 75mm, com janela de iluminação feita com material translúcido e orifício de observação em face oposta. A sequência didática foi planejada a partir dos três momentos pedagógicos de Demétrio Delizoicov e desenvolvida juntamente com alunos de uma escola de ensino médio da rede pública de ensino do Estado de Pernambuco. Os dados foram coletados por meio de questionários exploratórios dos conhecimentos relacionados ao tema, antes e após a atividade envolvendo o aparato acima descrito. A análise dos resultados apontou para interessantes vieses a respeito da importância da inserção da arte no ensino de ciências, quando tomada de forma integradora na construção de visões críticas de mundo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7677_TB3653_20112023084323.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIRELA KELLY MESQUITA MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "MIRELA"
    "autor_email" => "mirela.kelly@ufrpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Segundo João Zanetic, num dos trabalhos pioneiros da pesquisa em ensino de física e arte no Brasil, a física deve ser parte integrante da formação cultural do cidadão contemporâneo, independentemente do caminho formativo que vá seguir. Por outro lado, é preciso motivar o seu aprendizado, principalmente para aqueles que, por não se adequarem ao formato tradicional do ensino, não se sentem encorajados ao seu estudo. Além disso, é preciso ensinar que ciência e arte, assim como todo empreendimento humano, estão conectadas com as condições históricas de sua concretização. Tais conexões podem ter na história da ciência uma grande fonte de dados, tais como a gênese dos conceitos, os aparatos experimentais envolvidos, bem como os diálogos entre ciência e arte. Neste sentido, fica evidente a necessidade da integração entre física e arte numa perspectiva em que a arte possa agregar ludicidade, além possibilitar o diálogo entre as ideias científicas e o mundo concreto dos estudantes. Nesta perspectiva, o presente artigo apresenta um relato de experiência na qual desenvolvemos um protótipo de um caleidoscópio de três espelhos, tendo sua estrutura externa construída com tampões e tubo de PVC de 75mm, com janela de iluminação feita com material translúcido e orifício de observação em face oposta. A sequência didática foi planejada a partir dos três momentos pedagógicos de Demétrio Delizoicov e desenvolvida juntamente com alunos de uma escola de ensino médio da rede pública de ensino do Estado de Pernambuco. Os dados foram coletados por meio de questionários exploratórios dos conhecimentos relacionados ao tema, antes e após a atividade envolvendo o aparato acima descrito. A análise dos resultados apontou para interessantes vieses a respeito da importância da inserção da arte no ensino de ciências, quando tomada de forma integradora na construção de visões críticas de mundo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.