Esta pesquisa tem como objetivo analisar a função didático-pedagógica da leitura, no tocante à reflexão dos valores humanos com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. Nesse sentido, partimos do pressuposto de que as práticas de leitura em sala de aula, com variados gêneros textuais, propiciam espaços de aprendizagem não apenas do código linguístico, mas também de construção de valores, crenças e atitudes de cidadania. Ou seja, na escola, é possível ensinar conteúdos a partir das experiências humanas, com vista à apreensão de conhecimentos por meio da linguagem. Assim, este estudo é um recorte da pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Letras da UFPB, e trata-se de uma pesquisa-ação, de caráter intervencionista e de abordagem qualitativa; logo, de natureza aplicada. O procedimento metodológico adotado foi o de oficinas pedagógicas de leitura, por meio da apresentação e distribuição de textos em círculos de leituras, com diversos gêneros textuais que abordassem a temática dos valores humanos, em uma turma do 6º ano de uma escola pública do munícipio de Santa Rita-PB. A base teórica do trabalho é, principalmente, Soares (2004); Kleiman (2005); Koch e Elias (2010); Bakhtin (2000) e Marcuschi (2003), que indicaram o caminho para o desenvolvimento da compreensão textual dos estudantes; Base Nacional Comum Curricular (2017), Ueno (2020); Barreto (2018) e Martinelli (1999), que nortearam a pesquisa para uma educação sob a ótica dos valores humanos. Os resultados comprovaram, sobretudo, que um trabalho com leitura, focalizando a construção de valores humanos, proporcionou uma sala de aula mais inclusiva, estudantes mais assíduos, interessados e críticos; melhoria nas habilidades de leitura e compreensão leitora; notável autonomia e prazer no ato de ouvir, falar, pensar e opinar e escrever.