USO DO STORYTELLING COMO TÉCNICA PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E FORTALECIMENTO DAS BASES DA EDUCAÇÃO INTEGRAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96625 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2615 "inscrito_id" => 13044 "titulo" => "USO DO STORYTELLING COMO TÉCNICA PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E FORTALECIMENTO DAS BASES DA EDUCAÇÃO INTEGRAL" "resumo" => "As bases da Educação Integral precisam ser conhecidas e discutidas com e pelos estudantes, para que possamos transcender obstáculos relacionados a esta etapa formativa e alcançar as múltiplas dimensões da formação cidadã. O presente trabalho tem por intuito socializar experiências de um projeto desenvolvido no chão da escola. A motivação para o desenvolvimento projeto de intervenção emergiu da necessidade dos estudantes e docentes conhecerem mais sobre a educação integral de forma democrática, articulada e integradora. O objetivo central do projeto desenvolvido em uma escola pública da Rede Estadual de Educação de Pernambuco, localizada no Agreste Pernambucano foi a construção de estratégias e práticas pedagógicas que estimulassem as múltiplas dimensões formativas norteadas pelos princípios da educação integral. Tendo como objetivos específicos: Mapear o conhecimento que os estudantes, docentes e toda comunidade intraescolar sobre a educação integral; Desenvolver intervenções para ressignificação das práticas docentes, fomentando ambientes acolhedores, integradores e inclusivos; Estimular uma cultura da inovação no ambiente escolar, através do desenvolvimento de propostas de intervenção e da construção de projetos orientados pelas bases da educação interdimensional. A metodologia adotada foi de base qualitativa, tendo as seguintes etapas: Escuta dos discentes; Escolha das estratégias; Desenvolvimento da proposta de intervenção e Análise dos resultados obtidos. As estratégias metodológicas adotadas foram orientadas pelas bases da Interdisciplinaridade, Educação Integral, Formação Crítica e Reflexiva, Aprendizagem Autorregulada, Tecnologias Educacionais, Ressignificação dos processos de ensino aprendizagem, Dialogicidade, Autonomia, Inclusão. Por meio do Storytelling foram construídas narrativas e conexões entre a história de “Alice no País das Maravilhas”, o novo ensino médio, os itinerários formativos, trilhas e eletivas propostas na escola. A identificação dos estudantes com a protagonista da história foi fundamental para trabalhar alguns conceitos chave envolvidos na temática, as ações desenvolvidas auxiliaram no alcance e fortalecimento de diferentes competências e habilidades e do protagonismo dos discentes e docentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID13044_TB2615_08052023203754.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUELLEN TARCYLA DA SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "SUELLEN TARCYLA" "autor_email" => "suellen_tarcyla@hotmail.c" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96625 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2615 "inscrito_id" => 13044 "titulo" => "USO DO STORYTELLING COMO TÉCNICA PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E FORTALECIMENTO DAS BASES DA EDUCAÇÃO INTEGRAL" "resumo" => "As bases da Educação Integral precisam ser conhecidas e discutidas com e pelos estudantes, para que possamos transcender obstáculos relacionados a esta etapa formativa e alcançar as múltiplas dimensões da formação cidadã. O presente trabalho tem por intuito socializar experiências de um projeto desenvolvido no chão da escola. A motivação para o desenvolvimento projeto de intervenção emergiu da necessidade dos estudantes e docentes conhecerem mais sobre a educação integral de forma democrática, articulada e integradora. O objetivo central do projeto desenvolvido em uma escola pública da Rede Estadual de Educação de Pernambuco, localizada no Agreste Pernambucano foi a construção de estratégias e práticas pedagógicas que estimulassem as múltiplas dimensões formativas norteadas pelos princípios da educação integral. Tendo como objetivos específicos: Mapear o conhecimento que os estudantes, docentes e toda comunidade intraescolar sobre a educação integral; Desenvolver intervenções para ressignificação das práticas docentes, fomentando ambientes acolhedores, integradores e inclusivos; Estimular uma cultura da inovação no ambiente escolar, através do desenvolvimento de propostas de intervenção e da construção de projetos orientados pelas bases da educação interdimensional. A metodologia adotada foi de base qualitativa, tendo as seguintes etapas: Escuta dos discentes; Escolha das estratégias; Desenvolvimento da proposta de intervenção e Análise dos resultados obtidos. As estratégias metodológicas adotadas foram orientadas pelas bases da Interdisciplinaridade, Educação Integral, Formação Crítica e Reflexiva, Aprendizagem Autorregulada, Tecnologias Educacionais, Ressignificação dos processos de ensino aprendizagem, Dialogicidade, Autonomia, Inclusão. Por meio do Storytelling foram construídas narrativas e conexões entre a história de “Alice no País das Maravilhas”, o novo ensino médio, os itinerários formativos, trilhas e eletivas propostas na escola. A identificação dos estudantes com a protagonista da história foi fundamental para trabalhar alguns conceitos chave envolvidos na temática, as ações desenvolvidas auxiliaram no alcance e fortalecimento de diferentes competências e habilidades e do protagonismo dos discentes e docentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID13044_TB2615_08052023203754.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUELLEN TARCYLA DA SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "SUELLEN TARCYLA" "autor_email" => "suellen_tarcyla@hotmail.c" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }