O Brasil já era habitado antes da invasão dos portugueses, tendo em vista que os povos indígenas já residiam nesse espaço produzindo suas culturas e sendo protagonistas de suas histórias. Diante do processo de colonização os indígenas lutaram e resistiram pela própria existência. Nesse sentido, a história desses povos foi por muito tempo distorcida e erroneamente explicada nos currículos escolares, principalmente por meio dos livros didáticos. Para tanto, a Lei 11.645/2008 tem como intuito enfatizar a importância de incluir nos currículos escolares as histórias e culturas indígenas e afro descendente como também o propósito de descolonizar os livros didáticos a fim de contribuir na formação de crianças, jovens e adultos tendo em vista que a nacionalidade brasileira foi construída a partir desses povos, além disso trazer a temática de maneira articulada com outras disciplinas. Logo, o presente trabalho tem o objetivo analisar como a Lei 11.645/2008 vem sendo implementada na educação básica. Utilizamos como instrumento de coleta de dados a entrevista. Foi interlocutora da pesquisa uma professora dos anos iniciais de uma escola da rede municipal de ensino. Ademais analisamos a Lei referida e recorremos aos teóricos que discutem sobre o tema por meio das pesquisas bibliográficas. Para tanto, esse assunto é bastante necessário para as discussões na atualidade, pois é necessário desfazer vários estereótipos que ainda são colocados sobre as populações indígenas.