Embora no Ensino Médio Integrado, não exista mais entre os estudantes a mesma empolgação da infância, a aula de Educação Física continua sendo uma aula bastante esperada pela grande maioria. Entendemos a Educação Física como parte do desenvolvimento de jovens e adolescentes presentes em nossas unidades escolares, e faz parte da luta diária dos profissionais da área o reconhecimento dessa importância. Neste sentido, o objetivo do presente estudo consiste em apontar um conjunto de relevantes contribuições do esporte Futebol como conteúdo nas aulas de Educação Física no Ensino Médio Integrado do IFAL, como também a sua relevância na Formação Integral desses estudantes. A temática foi abordada através de aplicação de questionário entre 28 docentes do componente curricular Educação Física do IFAL, o que nos levou a compreensão de que, há a necessidade de uma ampla discussão a respeito do tema abordado, o que poderá nos trazer elementos para aprimorar uma eventual prática de futebol nas aulas de Educação Física. Os dados indicam que o futebol como conteúdo nas aulas de Educação Física, representa a cultura, e o amplo conhecimento sobre a modalidade é fundamental, baseado nas capacidades físicas, habilidades motoras, técnicas e táticas, além da história do futebol, regras e fundamentos também são importantes.