O Estágio Curricular Supervisionado, visto como um campo de pesquisa observacional, atua como um instrumento de aprendizado ao permitir que o futuro professor experimente a essência da realidade escolar com todas as suas nuances e especificidades. Nesse sentido, este trabalho investiga o impacto da experiência do estágio supervisionado, considerado como um campo de pesquisa observacional, na formação e preparação pedagógica dos futuros professores. Ao permitir que os educadores em formação se imerjam na realidade escolar, o estágio possibilita uma vivência da essência educacional com todas as suas particularidades. A pesquisa tem caráter qualitativo e emprega instrumentos como observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise documental. A pergunta central que guia esta pesquisa é: "De que maneira a experiência do estágio supervisionado, enquanto campo de pesquisa observacional, influencia a percepção e a preparação pedagógica do futuro professor?". A pesquisa sinaliza que o Estágio é uma ferramenta essencial no curso de Pedagogia, pois proporciona ao estudante a oportunidade de vivenciar a prática pedagógica, integrar conhecimentos, desenvolver competências e se preparar para os desafios da profissão, ao oportunizar aproximação com a realidade profissional, desenvolver habilidades práticas, compreender o papel do professor, construção da identidade profissional, feedback e autoavaliação, enriquecimento curricular dentre outros ganhos.