Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Formular problemas é habilidade relevante que expressa conhecimentos acerca do conceito matemático neles envolvidos e conhecimentos linguísticos relativos à estrutura e ao vocabulário apropriado a este gênero de texto. A maioria das pesquisas sobre este tema investiga professores que ensinam matemática, sendo raras aquelas conduzidas com crianças, sobretudo no cenário nacional. Em vista disso, o presente estudo examinou como estudantes do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental formulam problemas, procurando identificar uma possível progressão nesta habilidade e as dificuldades enfrentadas. Os participantes foram individualmente solicitados a formular por escrito problemas de multiplicação e de divisão em que era fornecido o resultado de cada um deles. Os problemas produzidos foram classificados em categorias hierárquicas: Categoria 1: enunciado confuso e de difícil compreensão, se assemelha a um exercício; Categoria 2: o enunciado é confuso, mas se assemelha a um problema verbal, mas incompleto e com omissões de informações numéricas; Categoria 3: enunciado claro, mas que não corresponde ao solicitado (desconsidera a operação e o resultado informado); e Categoria 4: enunciado com linguagem clara, contendo todas as informações numéricas necessárias, correspondendo ao que foi solicitado. Os resultados mostraram haver diferenças entre os anos escolares, uma vez que os problemas formulados pelos estudantes do 3º ano se concentravam na Categoria 2, enquanto os do 4º ano na Categoria 4. Os estudantes do 4º ano formularam problemas na Categoria 4 (61%) mais frequentemente do que os do 3º ano (30,5%). Concluiu-se que formular problemas adequados requer um controle sobre os aspectos linguísticos e sobre as ideias matemáticas neles veiculadas, como por exemplo, formular uma pergunta articulada com as informações numéricas necessárias para a resolução do problema. Esse controle foi observado entre os estudantes do 4º ano, sendo um desafio para os do 3º ano. Implicações educacionais podem ser derivadas deste estudo.

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