A Biologia pode se utilizar de diferentes formas para construir conhecimento, incluindo as abordagens experimentais e investigativas. O ensino da biologia por investigação permite a criação de condições para que os estudantes desenvolvam o pensamento científico. Os conteúdos sobre reprodução humana e temas relacionados despertam a atenção durante a adolescência e fazem parte dos conteúdos preconizados. O estudo das etapas do desenvolvimento humano e da gravidez gemelar apresentam detalhes ricos e complexos que não estão disponíveis na maioria dos livros adotados para o novo ensino médio. Foi realizada um Sequência Didática Investigativa (SDI). Participaram dos momentos e etapas 26 estudantes, do 1º ano do Ensino Médio. A SDI foi aplicada em 3 aulas de 50 minutos cada. Os estudantes foram desafiados a encontrar a resposta para a formação dos gêmeos e explicar o achado através de um mural com imagens, colagens e pinturas. Ao final da SDI foi possível verificar que a maior parte dos estudantes não sabiam sobre a temática e após vivenciarem a SDI conseguiram aprender sobre as etapas de formação dos gêmeos univitelinos e bivitelinos. A vivência de uma SDI contribuiu imensamente para a aprendizagem de conteúdos complexos, além de estimular o desenvolvimento de competências atitudinais dos estudantes.