UMA PROPOSTA DE ENSINO INVESTIGATIVO PARA O ENSINO DA GRAVIDEZ GEMELAR HUMANA UTILIZANDO MURAIS INTERATIVOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100323 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7501 "inscrito_id" => 21823 "titulo" => "UMA PROPOSTA DE ENSINO INVESTIGATIVO PARA O ENSINO DA GRAVIDEZ GEMELAR HUMANA UTILIZANDO MURAIS INTERATIVOS" "resumo" => "A Biologia pode se utilizar de diferentes formas para construir conhecimento, incluindo as abordagens experimentais e investigativas. O ensino da biologia por investigação permite a criação de condições para que os estudantes desenvolvam o pensamento científico. Os conteúdos sobre reprodução humana e temas relacionados despertam a atenção durante a adolescência e fazem parte dos conteúdos preconizados. O estudo das etapas do desenvolvimento humano e da gravidez gemelar apresentam detalhes ricos e complexos que não estão disponíveis na maioria dos livros adotados para o novo ensino médio. Foi realizada um Sequência Didática Investigativa (SDI). Participaram dos momentos e etapas 26 estudantes, do 1º ano do Ensino Médio. A SDI foi aplicada em 3 aulas de 50 minutos cada. Os estudantes foram desafiados a encontrar a resposta para a formação dos gêmeos e explicar o achado através de um mural com imagens, colagens e pinturas. Ao final da SDI foi possível verificar que a maior parte dos estudantes não sabiam sobre a temática e após vivenciarem a SDI conseguiram aprender sobre as etapas de formação dos gêmeos univitelinos e bivitelinos. A vivência de uma SDI contribuiu imensamente para a aprendizagem de conteúdos complexos, além de estimular o desenvolvimento de competências atitudinais dos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21823_TB7501_10122023212222.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARÍLIA CLEIDE TENÓRIO GOMES DE AGUIAR" "autor_nome_curto" => "MARÍLIA TENÓRIO" "autor_email" => "marilia.cleide@ufpe.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100323 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7501 "inscrito_id" => 21823 "titulo" => "UMA PROPOSTA DE ENSINO INVESTIGATIVO PARA O ENSINO DA GRAVIDEZ GEMELAR HUMANA UTILIZANDO MURAIS INTERATIVOS" "resumo" => "A Biologia pode se utilizar de diferentes formas para construir conhecimento, incluindo as abordagens experimentais e investigativas. O ensino da biologia por investigação permite a criação de condições para que os estudantes desenvolvam o pensamento científico. Os conteúdos sobre reprodução humana e temas relacionados despertam a atenção durante a adolescência e fazem parte dos conteúdos preconizados. O estudo das etapas do desenvolvimento humano e da gravidez gemelar apresentam detalhes ricos e complexos que não estão disponíveis na maioria dos livros adotados para o novo ensino médio. Foi realizada um Sequência Didática Investigativa (SDI). Participaram dos momentos e etapas 26 estudantes, do 1º ano do Ensino Médio. A SDI foi aplicada em 3 aulas de 50 minutos cada. Os estudantes foram desafiados a encontrar a resposta para a formação dos gêmeos e explicar o achado através de um mural com imagens, colagens e pinturas. Ao final da SDI foi possível verificar que a maior parte dos estudantes não sabiam sobre a temática e após vivenciarem a SDI conseguiram aprender sobre as etapas de formação dos gêmeos univitelinos e bivitelinos. A vivência de uma SDI contribuiu imensamente para a aprendizagem de conteúdos complexos, além de estimular o desenvolvimento de competências atitudinais dos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21823_TB7501_10122023212222.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARÍLIA CLEIDE TENÓRIO GOMES DE AGUIAR" "autor_nome_curto" => "MARÍLIA TENÓRIO" "autor_email" => "marilia.cleide@ufpe.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }