As tecnologias digitais, antes vistas como um meio de manter os alunos interessados nos conteúdos educacionais, hoje faz parte das ações do ser humano em seu cotidiano. Seguindo essa lógica, pode-se dizer que os ambientes físico e digital estão cada vez mais interdependentes, caracterizando assim o fenômeno do Metaverso. A proposta desta pesquisa se baseia na identificação das principais contribuições do ambiente Metaverso com o objetivo de potencializar a interação entre alunos e professores com vistas a incrementar a aprendizagem dos conteúdos em sala de aula através de atividades significativas no mundo virtual. Tal pesquisa se ancora na relação que estes sujeitos vivenciam entre si utilizando diversas formas de linguagens (textual, gráfica, oral, gestual) potencializando as formas de vivenciarem experiências de aprendizagem de forma imersiva, ampliando assim suas capacidades de seres letrados digitais. A partir deste cenário tem-se como objetivo geral identificar as principais contribuições que o Metaverso pode oferecer ao processo de ensino visando desenvolvimento dos letramentos digitais de modo a ampliar e consolidar a construção do conhecimento de modo autônomo e significativo. A concepção desta pesquisa é classificada como qualitativa sobre a perspectiva de sua natureza, é identificada como aplicada, isso porque, em face de um problema cotidiano e contemporâneo, ela possibilita encontrar soluções, o trabalho será norteado através de pesquisas aprofundadas no ambiente Metaverso.