Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: A IMPORTÂNCIA DOS HÁBITOS E ROTINAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 94890
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 332
    "inscrito_id" => 7842
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO: A IMPORTÂNCIA DOS HÁBITOS E ROTINAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "O presente artigo foi elaborado com base nas vivências de estágio supervisionado em Educação Infantil do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), na cidade de Imperatriz-MA, no período que se corresponde aos meses de outubro a dezembro de 2022, em uma escola pública municipal de educação infantil situada em um bairro afastado do centro da cidade. O foco do trabalho é sobre a perspectiva da importância dos hábitos e rotinas nesta etapa de ensino, com o objetivo geral de analisar como se dá a organização das rotinas, o brincar, a afetividade e o protagonismo, no dia a dia das crianças. Para tanto, além da pesquisa de campo realizada no período do estágio, foi feita uma pesquisa de cunho bibliográfico para um maior embasamento das análises de vivências. Referências estas que se encontram nos trabalhos da BNCC (2018), Pimenta e Lima (2008), Rossato (2006), Tassoni (2017) dentre outros. Por fim, foi possível notar a notoriedade da organização das rotinas, dentro da educação infantil, com o brincar e sua importância para o desenvolvimento da criança, a afetividade que cria laços entre o corpo escolar e por fim o protagonismo infantil que traz a autonomia necessária para que a criança se desenvolva, e como as crianças se sentiam mais seguras e preparadas para as atividades, e também o auxílio na criação de responsabilidades pelas mesmas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7842_TB332_13112023193849.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYNARA SOUSA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Thaynara Sousa"
    "autor_email" => "thaysousa0107@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 94890
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 332
    "inscrito_id" => 7842
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO: A IMPORTÂNCIA DOS HÁBITOS E ROTINAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "O presente artigo foi elaborado com base nas vivências de estágio supervisionado em Educação Infantil do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), na cidade de Imperatriz-MA, no período que se corresponde aos meses de outubro a dezembro de 2022, em uma escola pública municipal de educação infantil situada em um bairro afastado do centro da cidade. O foco do trabalho é sobre a perspectiva da importância dos hábitos e rotinas nesta etapa de ensino, com o objetivo geral de analisar como se dá a organização das rotinas, o brincar, a afetividade e o protagonismo, no dia a dia das crianças. Para tanto, além da pesquisa de campo realizada no período do estágio, foi feita uma pesquisa de cunho bibliográfico para um maior embasamento das análises de vivências. Referências estas que se encontram nos trabalhos da BNCC (2018), Pimenta e Lima (2008), Rossato (2006), Tassoni (2017) dentre outros. Por fim, foi possível notar a notoriedade da organização das rotinas, dentro da educação infantil, com o brincar e sua importância para o desenvolvimento da criança, a afetividade que cria laços entre o corpo escolar e por fim o protagonismo infantil que traz a autonomia necessária para que a criança se desenvolva, e como as crianças se sentiam mais seguras e preparadas para as atividades, e também o auxílio na criação de responsabilidades pelas mesmas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7842_TB332_13112023193849.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYNARA SOUSA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Thaynara Sousa"
    "autor_email" => "thaysousa0107@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente artigo foi elaborado com base nas vivências de estágio supervisionado em Educação Infantil do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), na cidade de Imperatriz-MA, no período que se corresponde aos meses de outubro a dezembro de 2022, em uma escola pública municipal de educação infantil situada em um bairro afastado do centro da cidade. O foco do trabalho é sobre a perspectiva da importância dos hábitos e rotinas nesta etapa de ensino, com o objetivo geral de analisar como se dá a organização das rotinas, o brincar, a afetividade e o protagonismo, no dia a dia das crianças. Para tanto, além da pesquisa de campo realizada no período do estágio, foi feita uma pesquisa de cunho bibliográfico para um maior embasamento das análises de vivências. Referências estas que se encontram nos trabalhos da BNCC (2018), Pimenta e Lima (2008), Rossato (2006), Tassoni (2017) dentre outros. Por fim, foi possível notar a notoriedade da organização das rotinas, dentro da educação infantil, com o brincar e sua importância para o desenvolvimento da criança, a afetividade que cria laços entre o corpo escolar e por fim o protagonismo infantil que traz a autonomia necessária para que a criança se desenvolva, e como as crianças se sentiam mais seguras e preparadas para as atividades, e também o auxílio na criação de responsabilidades pelas mesmas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.