Este estudo tem como objetivo analisar a prática pedagógica desenvolvida na escola de ensino médio inovador e os desafios enfrentados com a introdução dos macrocampos no currículo do Ensino Médio. O presente trabalho se caracteriza como uma pesquisa de campo do tipo quali-quantitativa e descritiva. Para o alcance do objetivo proposto, como metodologia foi utilizada a aplicação de questionários aos professores de uma escola estadual de ensino médio inovador localizadas na cidade de Patos-PB. A pesquisa surgiu da necessidade de reflexão sobre as implicações pedagógicas e as dificuldades enfrentadas pelos professores com a inserção dos macrocampos na dinâmica curricular do Ensino Médio com base nas experiências vivenciadas dentro de uma escola integrante do programa. Ela justifica-se pela necessidade da análise reflexiva e discursiva a partir dos dados coletados para ampliar a compreensão sobre essa temática e seus desdobramentos na construção de práticas pedagógicas que auxiliem na melhoria da qualidade da educação no ensino médio. Dos dados obtidos 77,3% dos professores consideram como muito boa a inserção dos macrocampos no currículo do ensino médio, 13,6% interessante e 9,1% boa. Em relação à observação direta foi percebido que há aceitação dos professores pelo Programa Ensino Médio Inovador extensiva aos macrocampos o que corrobora com os dados estatísticos descritos acima. Quando se trata dos macrocampos é inegável a contribuição que eles oferecem como ampliador das aprendizagens por da integração e interação com as áreas do saber que eles possibilitam. Dessa forma, podemos entender que o Programa de Ensino Médio Inovador enquanto política pública é um propulsor de uma educação de qualidade e os macrocampos mesmo se constituindo como uma inovação pedagógica necessita de aprofundamento em sua natureza funcional, o que manda mais tempo de estudos e de vivências que possam descortiná-los como prática pedagógica consolidada.