Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

Visualizações: 264
A UTILIZAÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO PROBLEMATIZADORA NO PIBID: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME (MRU) E MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO (MRUV)

Palavra-chaves: ENSINO DE FÍSICA, EXPERIMENTAÇÃO, PROBLEMATIZAÇÃO Relato de Experiência (RE) Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio Publicado em 22 de novembro de 2014

Resumo

O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência), é um projeto que visa à valorização e formação de professores da Educação Básica. Dentro deste contexto, o PIBID de Física da UEPB, do campus VII, vem desenvolvendo práticas experimentais nas aulas de Física, proporcionando assim, experiências metodológicas e identificando problemas relacionados ao processo de ensino¬-aprendizagem. Nas atividades desenvolvidas pela equipe na escola contemplada, foi observada a necessidade de uma abordagem experimental no ensino da Física, tomando como base o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola contemplada. Após essas reflexões, organizamos a nossa prática experimental de forma Problematizadora, utilizando materiais reutilizáveis. Antes da confecção do experimento, trouxemos a problematização inicial, que acontece de forma a despertar e instigar a curiosidade do estudante sobre a temática trabalhada. Após essa etapa, é feita a organização do conhecimento, em que o conteúdo é abordado, seguido da aplicação do conhecimento adquirido, os quais constituem as três fases da “experimentação problematizadora” de Delizoicov (1983; 1991; 2005). A pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Auzanir Lacerda, na cidade de Patos/PB, em turmas de 1º ano do Ensino Médio. A análise dos dados foi através de um questionário composto por 10 (dez) questões, sendo nove questões objetivas e uma questão dissertativa, em que utilizamos o critério quanti-qualitativo com os seus resultados apresentados em gráficos e tabelas. Após a aplicação da atividade experimental, com a aplicação do questionário avaliativo, observamos que a experimentação problematizadora é uma importante abordagem metodológica a ser utilizada, uma vez que ela promove nos alunos a não aceitação do conhecimento como pronto e acabado, despertando o espírito crítico e a curiosidade, em que o aluno participa de forma ativa na aula, facilitando assim o processo de ensino-aprendizagem da física.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.