Esse resumo tem como objetivo contribuir com um debate sobre as experiências educativas elaboradas sobre contextos populares da cidade de Belford Roxo. Tomando assim, as experiências vividas como fios que se entrelaçam no cotidiano, expondo as rugosidades, as redes de saberes, as memórias singulares/coletivas e os usos da linguagem nas tramas das práticas sociais, a abordagem metodológica baseou-se nos Estudos do Cotidiano da Educação Popular, linha de pesquisa do programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Dessa forma tomou a pesquisa com o cotidiano como instrumento que colaborou na compreensão de um movimento educativo, no diálogo com os sujeitos, no fortalecimento das lutas cotidianas que constroem rupturas na cultura do medo e nas práticas de dominação material e simbólica, contribuindo assim com práticas libertadoras existentes em contextos populares. Tal pesquisa se fundamentou na escolha política, assumida na intenção de colaborar com a mudança de uma realidade, bem como, contribuir com o movimento pedagógico dos sujeitos das classes populares, na construção de uma educação consciente e democraticamente participativa. O movimento de pesquisa, buscou compreender os entrecruzamentos das experiências, das memórias, de processos educativos, de redes de saberes e suas circularidades e de usos de diferentes linguagens nas tramas das práticas sociais deste contexto popular. As experiências populares não abandonam as rugosidades históricas, os movimentos de micro resistência, reinventando os inéditos viáveis em contraposição à realidade opressora de uma sociedade estratificada e hierarquizada. Desse modo, evidenciou-se experiências de estudantes e sujeitos das classes populares que passaram a compor na pesquisa um momento chave de compreensão das experiências educativas que vieram à tona como pulsão de vida, de resistência e reinscrição em seus territórios.