Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E DOS SOFTWARES NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95699
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1385
    "inscrito_id" => 12504
    "titulo" => "O PAPEL DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E DOS SOFTWARES NO CONTEXTO EDUCACIONAL"
    "resumo" => "O presente trabalho objetiva compreender por meio de uma revisão sistemática de literatura como o uso das inteligências artificiais (IA) e dos softwares se integram ao contexto educacional. A pesquisa foi realizada no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com a seleção de artigos acadêmicos publicados entre 2005 e 2022. Após a leitura flutuante de trinta e um artigos, foram selecionados seis para análise aprofundada. O arcabouço teórico inclui autores da educação, como Freire (1987) e Gatti (2017), e autores críticos às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, como Selwyn (2013), contribuindo para uma visão crítica do uso da IA no contexto educacional, considerando as desigualdades sociais e éticas envolvidas no processo de integração. Os artigos foram divididos em dois grupos de análise: Grupo 1, que contempla estudos de caso e desenvolvimento de produtos relacionados a softwares e IA, e Grupo 2, que discute e investiga a importância e uso dessas tecnologias por meio de revisão de literatura. A análise dos artigos indica que a maioria deles é baseada em revisão bibliográfica e apresentação de casos, e que o uso de IA e softwares na sala de aula pode ser uma ferramenta potencial para mediar o processo de ensino e aprendizado, resultando em aulas mais dinâmicas e produtivas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12504_TB1385_31082023155649.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIANA TORRES BASONI"
    "autor_nome_curto" => "DIANA"
    "autor_email" => "basonidiana@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95699
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1385
    "inscrito_id" => 12504
    "titulo" => "O PAPEL DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E DOS SOFTWARES NO CONTEXTO EDUCACIONAL"
    "resumo" => "O presente trabalho objetiva compreender por meio de uma revisão sistemática de literatura como o uso das inteligências artificiais (IA) e dos softwares se integram ao contexto educacional. A pesquisa foi realizada no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com a seleção de artigos acadêmicos publicados entre 2005 e 2022. Após a leitura flutuante de trinta e um artigos, foram selecionados seis para análise aprofundada. O arcabouço teórico inclui autores da educação, como Freire (1987) e Gatti (2017), e autores críticos às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, como Selwyn (2013), contribuindo para uma visão crítica do uso da IA no contexto educacional, considerando as desigualdades sociais e éticas envolvidas no processo de integração. Os artigos foram divididos em dois grupos de análise: Grupo 1, que contempla estudos de caso e desenvolvimento de produtos relacionados a softwares e IA, e Grupo 2, que discute e investiga a importância e uso dessas tecnologias por meio de revisão de literatura. A análise dos artigos indica que a maioria deles é baseada em revisão bibliográfica e apresentação de casos, e que o uso de IA e softwares na sala de aula pode ser uma ferramenta potencial para mediar o processo de ensino e aprendizado, resultando em aulas mais dinâmicas e produtivas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12504_TB1385_31082023155649.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIANA TORRES BASONI"
    "autor_nome_curto" => "DIANA"
    "autor_email" => "basonidiana@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho objetiva compreender por meio de uma revisão sistemática de literatura como o uso das inteligências artificiais (IA) e dos softwares se integram ao contexto educacional. A pesquisa foi realizada no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com a seleção de artigos acadêmicos publicados entre 2005 e 2022. Após a leitura flutuante de trinta e um artigos, foram selecionados seis para análise aprofundada. O arcabouço teórico inclui autores da educação, como Freire (1987) e Gatti (2017), e autores críticos às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, como Selwyn (2013), contribuindo para uma visão crítica do uso da IA no contexto educacional, considerando as desigualdades sociais e éticas envolvidas no processo de integração. Os artigos foram divididos em dois grupos de análise: Grupo 1, que contempla estudos de caso e desenvolvimento de produtos relacionados a softwares e IA, e Grupo 2, que discute e investiga a importância e uso dessas tecnologias por meio de revisão de literatura. A análise dos artigos indica que a maioria deles é baseada em revisão bibliográfica e apresentação de casos, e que o uso de IA e softwares na sala de aula pode ser uma ferramenta potencial para mediar o processo de ensino e aprendizado, resultando em aulas mais dinâmicas e produtivas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.