Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPLORANDO O SOFTWARE GOOGLE EARTH NAS AULAS DE GEOGRAFIA NA ESCOLA ESTADUAL TÉCNICA JORNALISTA JOSÉ ITAMAR DA ROCHA CÂNDIDO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101224
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8944
    "inscrito_id" => 11554
    "titulo" => "EXPLORANDO O SOFTWARE GOOGLE EARTH NAS AULAS DE GEOGRAFIA NA ESCOLA ESTADUAL TÉCNICA JORNALISTA JOSÉ ITAMAR DA ROCHA CÂNDIDO"
    "resumo" => "Na era da informação e comunicação, se faz de suma importância à informática, por meio do desenvolvimento de softwares, hardware e dentre outras atribuições dessa área. Diante disso, as escolas necessitam abrir-se às novas tecnologias no âmbito educacional, visando enriquecer o processo ensino-aprendizagem. Logo, este artigo objetivou analisar a inclusão das novas tecnologias no ensino de Geografia na turma do primeiro ano do curso técnico de administração da Escola Cidadã Integral Técnica Jornalista José Itamar da Rocha Cândido (ECIT Cuité), no ano de 2019, dando ênfase a utilização do Google Earth como ferramenta de apoio pedagógico nas aulas da referida instituição. Para tanto, foi fundamental a revisão bibliográfica, elaboração e execução de oficinas colaborativas, bem como, aplicação de questionários, realizando análises de natureza qualitativa e quantitativa. Como resultados, foi notório o desconhecimento inicial do software Google Earth, porém com o decorrer das aulas e seguindo as instruções explanadas, os discentes tiveram interesse e curiosidade, relacionando com o conteúdo de geomorfologia da grade curricular de geografia . Portanto, ficou evidente a importância da inclusão das novas tecnologias no ensino da geografia, de modo a levar um ensino dinâmico e inclusivo com a evolução da humanidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11554_TB8944_20112023111315.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDUARDA DOS SANTOS PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "Eduarda"
    "autor_email" => "eduardapaiva612@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101224
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8944
    "inscrito_id" => 11554
    "titulo" => "EXPLORANDO O SOFTWARE GOOGLE EARTH NAS AULAS DE GEOGRAFIA NA ESCOLA ESTADUAL TÉCNICA JORNALISTA JOSÉ ITAMAR DA ROCHA CÂNDIDO"
    "resumo" => "Na era da informação e comunicação, se faz de suma importância à informática, por meio do desenvolvimento de softwares, hardware e dentre outras atribuições dessa área. Diante disso, as escolas necessitam abrir-se às novas tecnologias no âmbito educacional, visando enriquecer o processo ensino-aprendizagem. Logo, este artigo objetivou analisar a inclusão das novas tecnologias no ensino de Geografia na turma do primeiro ano do curso técnico de administração da Escola Cidadã Integral Técnica Jornalista José Itamar da Rocha Cândido (ECIT Cuité), no ano de 2019, dando ênfase a utilização do Google Earth como ferramenta de apoio pedagógico nas aulas da referida instituição. Para tanto, foi fundamental a revisão bibliográfica, elaboração e execução de oficinas colaborativas, bem como, aplicação de questionários, realizando análises de natureza qualitativa e quantitativa. Como resultados, foi notório o desconhecimento inicial do software Google Earth, porém com o decorrer das aulas e seguindo as instruções explanadas, os discentes tiveram interesse e curiosidade, relacionando com o conteúdo de geomorfologia da grade curricular de geografia . Portanto, ficou evidente a importância da inclusão das novas tecnologias no ensino da geografia, de modo a levar um ensino dinâmico e inclusivo com a evolução da humanidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11554_TB8944_20112023111315.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDUARDA DOS SANTOS PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "Eduarda"
    "autor_email" => "eduardapaiva612@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Na era da informação e comunicação, se faz de suma importância à informática, por meio do desenvolvimento de softwares, hardware e dentre outras atribuições dessa área. Diante disso, as escolas necessitam abrir-se às novas tecnologias no âmbito educacional, visando enriquecer o processo ensino-aprendizagem. Logo, este artigo objetivou analisar a inclusão das novas tecnologias no ensino de Geografia na turma do primeiro ano do curso técnico de administração da Escola Cidadã Integral Técnica Jornalista José Itamar da Rocha Cândido (ECIT Cuité), no ano de 2019, dando ênfase a utilização do Google Earth como ferramenta de apoio pedagógico nas aulas da referida instituição. Para tanto, foi fundamental a revisão bibliográfica, elaboração e execução de oficinas colaborativas, bem como, aplicação de questionários, realizando análises de natureza qualitativa e quantitativa. Como resultados, foi notório o desconhecimento inicial do software Google Earth, porém com o decorrer das aulas e seguindo as instruções explanadas, os discentes tiveram interesse e curiosidade, relacionando com o conteúdo de geomorfologia da grade curricular de geografia . Portanto, ficou evidente a importância da inclusão das novas tecnologias no ensino da geografia, de modo a levar um ensino dinâmico e inclusivo com a evolução da humanidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.