ANA, Michele Sant. Uma proposta de projeto de letramento “a vida em versos de d. umbelina”. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/95778>. Acesso em: 22/11/2024 08:27
Esta pesquisa apresenta uma experiência de ensino de leitura e produção textual por meio de projeto de letramento a fim de proporcionar ao educando oportunidade de desenvolvimento pleno como leitor e produtor de textos. O objetivo geral é desenvolver uma proposta de projeto de letramento por meio de atividades diversificadas de leitura e produção textual a partir da obra literária de Umbelina do Nascimento Nunes Reis. A fim de oferecer meios aos alunos para uma leitura mais crítica e reflexiva, especificamente a do gênero poema, foram apresentadas estratégias de leitura capazes de aperfeiçoar o letramento literário dos estudantes. Além disso, as atividades desenvolvidas desenvolveram também as habilidades de produção de textos coerentes e coesos utilizando recursos linguísticos e interacionais. A pesquisa teve como aporte teórico contribuições da linguística textual e dos estudos de letramentos e multiletramentos. Com base na pesquisa-ação, a proposta foi desenvolvida numa turma do 9º Ano do Ensino Fundamental, do turno da manhã, do ano de 2022, do Colégio Estadual Professor Aragão Gomes, em Mendes, no sul do estado do Rio de Janeiro. Para tanto, foram escolhidos os poemas de Umbelina do Nascimento Nunes Reis, moradora antiga da cidade de Mendes, e que representa parte do patrimônio cultural da região. Por meio deles os alunos puderam ler além da superfície do texto, acessando conhecimentos prévios e outros adquiridos durante o processo, numa postura ativa na construção de sentidos do texto. Além disso, tiveram a possibilidade de aperfeiçoar a escrita produzindo como trabalho final uma biografia da autora. É importante destacar que essa é também uma forma de alcançar a valorização da cultura local, por vezes tão esquecida. Dessa forma, foi possível tornar as aulas de língua portuguesa vinculadas à realidade social, produzindo, portanto, pessoas conscientes de seu papel como usuários da língua e cidadãos.