Este artigo direciona-se ao estudo de dois relevantes periódicos para o campo da Matemática, as revistas Educação Matemática Pesquisa do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP e o Boletim de Educação Matemática (BOLEMA), publicado pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. A pesquisa tem como objetivo analisar as produções dos dois periódicos acerca da articulação da matemática com as discussões sobre mulheres e gênero. Os seguintes questionamentos nortearam a pesquisa: Como a temática que envolve mulheres e gênero tem sido discutida no campo da matemática? Qual espaço a temática ocupa nesses periódicos? As duas revistas, na classificação dos periódicos do quadriênio 2017 – 2020 Qualis – CAPES, foram classificadas com A1 o que expressa a relevância destas para o campo da matemática. A Revista BOLEMA é publicada desde o ano de 1985, inicialmente, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP de Rio Claro, SP. A Revista Educação Matemática Pesquisa, por sua vez, iniciou suas publicações em 1999, de acordo com os dados fornecidos no site do periódico. Como metodologia da pesquisa, adotamos o levantamento bibliográfico e a análise qualitativa dos dados. Na pesquisa, foram utilizados os descritores “mulheres” e “gênero” nos mecanismos de busca dos dois periódicos. No mapeamento inicial realizado, foi possível identificar o seguinte quantitativo: Bolema (2017 a 2023) – três artigos; Educação Matemática Pesquisa (2009 a 2023) – seis artigos. Esses dados iniciais apontam para a importância da abordagem da questão do gênero na área da matemática e para a necessidade da ampliação de estudos que versam sobre a temática.