O presente trabalho é fruto do componente curricular Estágio de Docência na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas/EJAI. Vivenciado no Curso de Pedagogia, na Universidade Federal do Pará, Campus Castanhal. O objetivo do estágio foi contribuir com a formação teórico-prática das/os graduandas/os, a partir da aproximação de vivências, reflexões e problematizações dos saberes/ fazeres, ou seja, da práxis na EJAI. Desenvolvido no primeiro semestre de 2023, com duração de sessenta horas aulas. No início do Estágio ocorreram as orientações, o planejamento e a apropriação da base teórica metodológica com autores como Paulo Freire (2002), Arroyo (2017, Nascimento (2022) dentre outros. O exercício das vivencias transcorreram na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cacilda Possidônio Nascimento, localizada em território periférico da cidade de Castanhal-Pará, em turma de primeira etapa. Frente a essa trajetória neste trabalho temos como objetivo relatar as vivências na EJAI, construídas no exercício da coletividade e da dialogicidade com as pessoas da EJAI, docente, discentes que estiveram junto conosco no decorrer do processo teórico, metodológico feitos mediante mediação, intervenção, construções coletivas e dialógicas. Além disso, o artigo, enfatiza contribuições do legado Freiriano, na de entrelaçar teoria e prática pautada na realidade do público em questão, pois a sala de aula é compreendida como o lócus, que ocorre a socialização do conhecimento, a construção coletiva dos saberes, dos fazeres, e visto que, enfatizamos como autores no processo da educação as pessoas jovens, adultas e idosas.