Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O TRIBUNAL DE JÚRI SIMULADO NO JULGAMENTO DOS PROCESSOS ÉTICOS NO ENSINO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Considera-se que as metodologias ativas (MA) se traduzem em concepções educativas que instigam processos crítico-reflexivos, no qual o discente se insere no centro do processo de aprendizagem significativa. Dentre as várias estratégias de MA, destaca-se o Tribunal do Júri simulado aos processos éticos de Enfermagem, visando o desenvolvimento do senso crítico e argumentativo dos profissionais de Enfermagem, bem como a maximização da eficiência do processo de ensino aprendizagem. Como referencial teórico-metodológico, delineou-se a fenomenologia da Ética da Alteridade, de Emmanuel Lévinas. O objetivo da pesquisa é relatar a experiência da dramatização do Tribunal de Júri Simulado do Processo Ético na Pós-Graduação do Curso de Enfermagem, como metodologia ativa à aprendizagem significativa e foi realizada no ano de 2023, na cidade de Fortaleza-Ce. Trata-se de uma pesquisa descritiva, transversal, do tipo relato de experiência, fundamentada na Ética da Alteridade, de Emmanuel Lévinas. Para o desenvolvimento dessa estratégia de ensino, foram distribuídos cinco casos às equipes envolvendo as infrações éticas observadas no exercício profissional da Enfermagem. Conforme a análise de cada equipe responsável pela temática específica, pontuou-se os artigos correlatos à cada infração identificada no Código de Ética dos profissionais de Enfermagem. Ao término do julgamento de cada processo ético, as equipes proferiram as penalidades cabíveis de Censura, Multa, Advertência Verbal, Suspensão e Cassação do exercício profissional conforme cada situação analisada. A seguir foi dada ciência à parte interessada, seguida das orientações cabíveis a cada temática analisada. A estratégia pedagógica aplicada evidenciou a eficácia do debate e julgamento acerca de infrações éticas, favorecendo ao aprofundamento e integração científica teórico-práticos dos profissionais. Nesta perspectiva, a consciência à análise e reflexão crítica, referentes à atividade proposta, poderá oportunizar novas experiências laborais exitosas, no que se refere às infrações éticas vivenciadas no ambiente corporativo dos profissionais de Enfermagem.

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