Este artigo discute acerca dos desafios enfrentados pelas instituições públicas de ensino na inclusão de grupos marginalizados, como imigrantes, indígenas, negros, pessoas com deficiência, entre outros. Destaca a importância da Educação na sociedade e analisa reflexões sobre seu conceito, enfatizando a visão limitada que muitas vezes se tem sobre essa área do conhecimento. A Educação é apresentada como algo presente em todas as culturas, moldando valores e modos de vida. Abordando a Educação Inclusiva, que vai além da integração de pessoas com deficiência e engloba minorias sociais, examina-se como as políticas públicas, consideradas um fator crucial nesse processo, por meio das políticas educacionais inclusivas, orientam as escolas para dar a todos os indivíduos, independentemente de suas características e pertencimento a grupos sociais, um papel ativo no ambiente escolar. O método que subsidiou este trabalho foi a abordagem qualitativa, com base em pesquisa bibliográfica e análise documental, para entender a interseção entre Educação e Inclusão. Os instrumentos utilizados foram fichamentos e cadernos de anotações. Infere-se que, embora as políticas inclusivas sejam importantes, sozinhas não garantem uma inclusão eficaz. Muitas vezes, facilitam a admissão do aluno na escola, mas não garantem um acesso genuíno ao conhecimento, resultando na in-exclusão, ou seja, ambientes teoricamente inclusivos com práticas excludentes. Urge, pois, a implementação efetiva de políticas inclusivas que visem garantir, além do ingresso, a permanência e o sucesso. Da mesma forma, são prementes a conscientização e o envolvimento de toda a comunidade escolar, incluindo gestores, professores, técnicos, alunos e sociedade em geral, na luta pela promoção de uma educação verdadeiramente igualitária, mediante reflexão sobre o papel de cada um na difusão de uma cultura de inclusão e da efetiva transformação, que destaque a importância de questionar e problematizar sobre que diferença estamos fazendo, objetivando a criação de um ambiente educacional mais equitativo.