Os assuntos de Biologia, atualmente, são abordados em sala de aula repassando-se muitas informações sem que os alunos consigam processá-las, pois na maioria das vezes, esses são abordados com uma linguagem técnica desvinculada da realidade deles. Favorecendo o déficit de aprendizado dos conteúdos básicos. Esta situação obriga os professores a repensarem e a reestruturarem suas aulas presencias, inserindo metodologias que despertem o interesse dos alunos e os tornem cada vez mais protagonistas do seu próprio saber. A utilização de metodologias diversificadas nas aulas de Biologia é há muito tempo uma ferramenta que auxilia no ensino de diversos conteúdos visto que complementa o conteúdo teórico e melhora o processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho apresenta o resultado de um projeto científico educacional desenvolvido a partir do financiamento da FAPEAM (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas) e SEDUC-AM ( Secretaria de Estado de Educação e Desporto), vinculado ao Programa Ciência na Escola e realizado na Escola Estadual Coronel Cândido Mariano – CMPM V, objetivando a elaboração e construção de jogos de tabuleiro e de cartas, a fim de proporcionar uma forma de aprendizado lúdico dos temas: Membrana e Organelas Citoplasmáticas; Meio Ambiente: Conservação, Preservação e Ações Sustentáveis; A Teoria do Big Bang. Os participantes se propõem a adaptar e confeccionar os jogos de cartas e tabuleiro e a realizar testes com grupos alunos para verificarmos a viabilidade de uso destes nas aulas de Biologia.