Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL E OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS: DO RIGOR MATEMÁTICO A UMA ABORDAGEM PARA PROFESSORES POLIVALENTES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98378
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4942
    "inscrito_id" => 6587
    "titulo" => "SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL E OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS: DO RIGOR MATEMÁTICO A UMA ABORDAGEM PARA PROFESSORES POLIVALENTES"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar uma proposta de formação em Matemática para professores polivalentes, fruto de nossa dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Nosso material aborda os significados conceituais das operações fundamentais com os números naturais, direcionada aos professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do ensino Fundamental. Estes professores, em sua grande maioria, licenciados em Pedagogia, recebem uma formação insuficiente em Matemática, visto que, em geral, os cursos de Pedagogia dão prioridades às questões metodológicas, em detrimento dos conteúdos específicos das disciplinas, isso foi apontado principalmente, nos estudos realizados por Curi (2004) e em um levantamento que fizemos nas estruturas curriculares de cursos de Pedagogia em algumas universidades públicas brasileiras. O conteúdo sobre Números Naturais foi abordado, em nosso trabalho, do ponto de vista do rigor matemático e também por meio de uma linguagem mais acessível para não matemáticos. Por fim, como Produto Educacional, resultante das nossas pesquisas e reflexões, elaboramos um livreto para ser utilizado em um minicurso de formação continuada para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, explorando o sistema de numeração decimal e as operações fundamentais com os Números Naturais. Para isso, utilizamos as Unidades Básicas Problematizadoras (UBPs), atividade proposta por Miguel e Mendes (2010), que resgata práticas histórico-sociais, e a partir delas são elaborados questionamentos de cunho investigativo e reflexivo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6587_TB4942_10122023095326.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ACÁCIO DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "Acácio"
    "autor_email" => "j.acacio@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98378
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4942
    "inscrito_id" => 6587
    "titulo" => "SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL E OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS: DO RIGOR MATEMÁTICO A UMA ABORDAGEM PARA PROFESSORES POLIVALENTES"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar uma proposta de formação em Matemática para professores polivalentes, fruto de nossa dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Nosso material aborda os significados conceituais das operações fundamentais com os números naturais, direcionada aos professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do ensino Fundamental. Estes professores, em sua grande maioria, licenciados em Pedagogia, recebem uma formação insuficiente em Matemática, visto que, em geral, os cursos de Pedagogia dão prioridades às questões metodológicas, em detrimento dos conteúdos específicos das disciplinas, isso foi apontado principalmente, nos estudos realizados por Curi (2004) e em um levantamento que fizemos nas estruturas curriculares de cursos de Pedagogia em algumas universidades públicas brasileiras. O conteúdo sobre Números Naturais foi abordado, em nosso trabalho, do ponto de vista do rigor matemático e também por meio de uma linguagem mais acessível para não matemáticos. Por fim, como Produto Educacional, resultante das nossas pesquisas e reflexões, elaboramos um livreto para ser utilizado em um minicurso de formação continuada para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, explorando o sistema de numeração decimal e as operações fundamentais com os Números Naturais. Para isso, utilizamos as Unidades Básicas Problematizadoras (UBPs), atividade proposta por Miguel e Mendes (2010), que resgata práticas histórico-sociais, e a partir delas são elaborados questionamentos de cunho investigativo e reflexivo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6587_TB4942_10122023095326.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ACÁCIO DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "Acácio"
    "autor_email" => "j.acacio@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar uma proposta de formação em Matemática para professores polivalentes, fruto de nossa dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Nosso material aborda os significados conceituais das operações fundamentais com os números naturais, direcionada aos professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do ensino Fundamental. Estes professores, em sua grande maioria, licenciados em Pedagogia, recebem uma formação insuficiente em Matemática, visto que, em geral, os cursos de Pedagogia dão prioridades às questões metodológicas, em detrimento dos conteúdos específicos das disciplinas, isso foi apontado principalmente, nos estudos realizados por Curi (2004) e em um levantamento que fizemos nas estruturas curriculares de cursos de Pedagogia em algumas universidades públicas brasileiras. O conteúdo sobre Números Naturais foi abordado, em nosso trabalho, do ponto de vista do rigor matemático e também por meio de uma linguagem mais acessível para não matemáticos. Por fim, como Produto Educacional, resultante das nossas pesquisas e reflexões, elaboramos um livreto para ser utilizado em um minicurso de formação continuada para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, explorando o sistema de numeração decimal e as operações fundamentais com os Números Naturais. Para isso, utilizamos as Unidades Básicas Problematizadoras (UBPs), atividade proposta por Miguel e Mendes (2010), que resgata práticas histórico-sociais, e a partir delas são elaborados questionamentos de cunho investigativo e reflexivo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.