Observando as dificuldades dos alunos em uma aula expositiva-dialogada, focada no ensino de ângulos agudos, obtusos, complementares e suplementares, conteúdos presentes na Base Nacional Comum Curricular e no Currículo do Território Catarinense, foi desenvolvido um material concreto, denominado quebra-ângulo, com a finalidade de facilitar a visualização e compreensão desses conteúdos. Neste trabalho, relatamos a idealização e construção desse material para o ensino de ângulos e sua aplicação em uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual, no contexto do Estágio Curricular Supervisionado. Para o planejamento do material, foram necessárias discussões entre a equipe do Laboratório Fábrica Matemática, que atua na construção de materiais para o ensino de matemática, e contribuições dos docentes de matemática da escola. Desenvolvida a ideia base, construir um quebra-cabeça composto por triângulos que formariam um quadrado, partiu-se para a fase de modelagem no software Freecad e corte na máquina de corte a laser. A primeira versão do material ficou bastante complexa, pois continha muitos triângulos e ângulos de medida não inteira, podendo dificultar o entendimento e sua classificação, além de ser muito difícil de ser montado. Diante disso, a proposta foi reelaborada, criando uma segunda versão, composta por cinco triângulos e um trapézio, que cumpriu com os objetivos do conteúdo de forma lúdica com a montagem do quebra-cabeça. Os dois materiais foram aplicados: o primeiro sem a proposta de quebra-cabeça, apenas com a finalidade de identificação e classificação de ângulos, usando como direcionamento um questionário estruturado que levava os estudantes a analisar o material para chegar às respostas; o segundo trabalhou tanto o conteúdo como a proposta lúdica também com o auxílio de um roteiro de perguntas. Os resultados pedagógicos com o uso do material concreto foram positivos. Além disso, a turma demonstrou interesse pelo material e pelo seu livre manuseio.